Tortura Nunca Mais

Para miim o maior dos covardes é o torturador. É de uma covardia abissal. Ele nao enfrenta sua vítima, ela está presa, amarrada, indefesa, o covarde carrasco não corre nenhum risco. . É um tarado, mau, sádico, sete przer em torturar um semelhante. Geralmente o torturador se caga de medo de enfrentar outro homem peito a peito. Juro. Quando pinta essa situação ele corre batendo com os pés na bunda. Algupem já viu, soube ou tem conhecimento de um ato de coragem de um torturador? Não, ele so é valente para torturar indefesos. O torturador além de agredir suas vítimas, ele agride a Deus.

Não importa em que lugar suceda - ou sucedeu - a tortura, se nos EUA, em Cuba, na China, na Rússia, na Alemanha, na Argentina, no Chile, no Uruguai ou no Brasil. O torturador é o mesmo covarde em qualquer parte do mundo. E a tortura um crime inominável.

A mim envergonha, dói, entristece e revolta saber que no Brasil houve tantos casos de tortura nos porõs da ditadur militar, comprovados, a Comissão da Verdade listou todos, inclusive as presiões, torturas e assassinados e desaparecimento de corpos. Fico envergonhado pelo país ter anistiado os torturadores, não fez, por exemplo, o que fizeram Argentina, Chile, Uruguai... Nesses países condenaram tanto os torturadores como os mandantes. Foram para a cadeia. A tortura é um crime sem perdão. Concordo com o que disse James Wright: "A tortura é um crime que não pode ser anistiado, por ser um crime de lesa humanidade". Correto.

Mais: a tortura foi usda não para obter informação mas como política de estado para instar o terror. Isabel Allende (vítima da tortura) afirmou: "A tortura é uma experiência humilhante. A meta não é obter informação, mas castigar-nos e destrooçar-nos tanto que façamos o que as autoridades querem. Transformar-nos em exemplos para que outros fiquem aterrorizados para sempre".

Há quem ache que devemos esquecer a tortura e os torturadores. Acho errado. Deve-se lembrar, até porque no país, atualmente, hpa um certo frisson em apoiar candidatos que eleogiam publicamente notórios torturadores. Detalhe: quando falor em torturdor engolobo o executor e o mandante.

A mim repugna se torturar até animais, quanto mais sseres humanos. É algo que me causa total repugnância e revolta. Não respeito quem aceita e é conivente com a tortura. Adoro um trecho do grande Saramago:

"Um animal não pode defender-se; se te regozijas com a sua dor; desfrutas da tortura, gostas de ver sofrer esse animal,... então não és humano, és um monstro".

Tortura nunca mais, no entanto em delegacias e órgõs policiais ainda há casos de torturas. É um crime que clama aos céus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/02/2018
Código do texto: T6256348
Classificação de conteúdo: seguro