O mundo das "manias"

Costuma-se, naturalmente, fazer-se uma verdadeira “enrolada” entre o que é verdade circunstancial, verdades adquiridas e manias. A verdade circunstancial é aquela que vale para o momento e tem prazo de validade, as adquiridas são as “verdades” absorvidas ao longo da infância e da adolescência e faz parte do repasse das “verdades” dos pais e do ambiente coletivo e podem não servir para nada, pois estão com prazo de validade vencido. As manias é um conjunto de visões que você vai desenvolvendo ao longo do tempo e vão formando marcas indeléveis na memória; são os chamados condicionamentos impositivos, pois você fica totalmente a mercê dos mesmos. E aí fica a pergunta, isto é bom ou é ruim? Em minha opinião é péssimo, pois esses comportamentos tiram a possibilidade de experimentarem-se outras possibilidades.

Reservo um tempo para tratar do comportamento “manias”. Penso que estas são tão terríveis a ponto de serem responsáveis por colocar o mundo em estágio de apocalipse. Cria-se um ciclo vicioso, você se alimenta delas e elas, como vírus, se hospedam no teu cérebro para se desenvolverem em um ambiente sem riscos. Pronto, estás sentenciado a caminhar sobre a mesma linha e numa única direção.

As manias atrapalham, criam limitações onde não existe, impede novos relacionamentos, criam pré-conceitos, discriminações, não deixa você pensar diferente, quando não, impede de você pensar. Tenho tanto medo das manias, quanto tenho medo da morte súbita ou acidental.

Mas as manias não estão atreladas à rotina e esta não é uma forma mais segura de viver a vida? Talvez sim, e aí estaria a justificativa de tantas pessoas serem moldadas por um excesso de manias. Freud diria que as manias seriam distúrbios comportamentais, Anne Arendt, diria que são condicionamentos desenvolvidos pelo ato da repetição e eu, diria que as manias é uma componente individual que não deixa você evoluir como ser humano sadio.

Discussões a parte, sempre tive uma preocupação especial com as pessoas complicadas. Talvez até eu seja uma pessoa complicada e não tenha percebido e, se perceber acabarei me questionando e, certamente terei que revisar os hábitos de vida. As pessoas complicadas, com raras exceções são recheadas de manias. Mas como o mundo e a sociedade são como são procuro, sempre que possível, ser tolerante, comportamento que tenho dado atenção especial.

Mas felizmente, gozamos da livre escolha, prerrogativa que não está acessível a todos, o que em determinadas situações, quer queira ou não, temos que conviver com pessoas com um “pacote” de manias e, portanto, complicadas. Torço, em silêncio, que essas pessoas sejam impactadas pela percepção que vivemos num mundo de infinitas possibilidades e um trovão as façam repensar que existe a possibilidade de mudar. Revisar manias, eis uma nova perspectiva para melhorar a qualidade de vida individual e, também, a coletiva; afinal não estamos sozinhos no planeta Terra.

Jornei Costa
Enviado por Jornei Costa em 18/02/2018
Reeditado em 19/02/2018
Código do texto: T6257762
Classificação de conteúdo: seguro