Cine Eleusis

O Cine Theatro Eleusis, foi fundado na década de 50 e contemplava a sociedade de Pires do Rio, Goiás.

De propriedade do senhor José Mazão (in memorian) e famílias, o cinema apresentava grandes filmes, como: "Fugindo do Inferno", com Charles Bronson e Steve McQueen.

Foi o primeiro filme que assisti na vida, na década de 70. O Filme retrata os horrores da Segunda Guerra Mundial e ficou marcado em minha memória até hoje.

Os jovens, da minha época, adoravam ir ao cinema, pois poderiam ver um filme e até namorar uma garota, alí no escurinho.

Na época, os pais viviam vigiando suas filhas e o local mais seguro para elas, era o cinema.

O mais legal na Tela do cinema, era as propagandas, antes dos Filmes e a minha preferida, era dos jogadores, da Seleção Brasileira de Futebol, correndo em campo, com a música da Seleção Canarinho de 70.

Eu, tinha uns 13 anos e ia no Cinema, quase todos os sábados e domingos, quando tinha dinheiro para pagar a entrada.

Certa noite, tentei passar debaixo da catraca, com o meu primo, no movimento da entrada e acabei pego pelo colarinho da camisa, por um segurança do cinema. Algumas garotinhas, ficaram rindo de mim. Foi humilhante. Mas, meu primo, que era bem pequeno e esperto, conseguiu passar sem pagar.

O cinema era dividido, em parte inferior e superior (pulman). A parte de cima era melhor, para se sentar com alguma garota e namorar, enquanto a fita rodava.

Certa noite de domingo, fui com um primo, ao cinema e ficamos na parte superior, sentados ao lado. Mas, logo ele foi sentar com uma garotinha, que tava dando mole. Preferiu fazer um filme, que assistir.

Eu cansei tanto do filme, que até dormi alí na poltrona macia e quando foi lá pelas quatro da manhã, acordei naquela escuridão. Então, corri, desci a escada e fui até as grades de entrada.

Não aparecia ninguém na rua, para me socorrer. Mas, por sorte, às cinco da manhã, passou um entregador de pão, em uma bicicleta, então pedi que chamasse o seu Zé Mazon, para abrir a grade de saída.

Cheguei em casa, já de madrugada e meu pai quase me bateu. Pensaram que eu tivesse desaparecido.

O Cine Eleusis, para nossa tristeza, acabou fechado definitivamente.

Acho que foi pela concorrência das Locadoras de Fitas de Vídeo, na época.

Hoje, até as Locadoras estão fechando, devido aos Canais de Filmes pagos, como Sky, Net e Netflix e Youtube.

O MUNDO MUDOU. O CINEMA DE BILHETERIA AGORA, É SÓ NOS SHOPPINGS CENTERS.

Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 20/02/2018
Reeditado em 28/03/2019
Código do texto: T6259163
Classificação de conteúdo: seguro