UMA FOTO HISTÓRICA !

UMA FOTO HISTÓRICA !

"Destino não é questão de Sorte,

mas uma questão de escolha: não

é uma coisa que se espera, mas

que se busca".

WILLIAM JENNINGS BRYAN

O eterno (quase imortal) poeta popular Juraci Siqueira "desenterrou" de seus arquivos 1 foto histórica dos batalhadores pela Cultura na Ananindeua de 1989. Na época o jornalista Jorge Granhen -- a merecer estátua e nome em escola pelo muito que fez nessa área, em plagas ananins -- me "carimbou" com o epíteto de "agitador cultural" pelos raros eventos que tentei realizar por estas bandas.

Mas, voltemos à foto, registro oportuno do saudoso Rufino Almeida, cujo acervo deveria ser publicado, pela importância que tem. Na foto estão os poetas e escritores que representavam o Município e nele tentavam movimentar minimamente o marasmo cultural em que Ananindeua -- 3ª ou 4ª cidade do Pará em população e renda -- sempre viveu, pelo menos de 1987 até nossos dias. Por ironia do Destino, não vi nela somente o nome maior: LUCINERGES COUTO ! É bem provável que essa histórica visita do "Varal de Poesia" de Juraci junto com a MALTA Folhas & Ervas -- grupo poético do qual fazia parte -- tenha sido por obra e graça do incansável Lucinerges. Êle criou aqui o "Grupo de Amigos Especiais de Ananindeua" -- jamais explicou esse... ESPECIAIS -- que se tornaria ano e meio depois a ALA-A, com título meu e logotipo excelente do Granhen.

A Associação de Letras e Artes de Ananindeua foi pro brevíssimo tempo "DEPTO C", por pura "rebeldia" do jovem presidente do então "Amigos Especiais" FELIPE SIL(veira), na época lançando livro de poemas, seguido por Eron Carvalho (com seu "Dilemas") e tendo Abiezér Silva sido premiado em concurso de cordel, no CENTUR. Da minha parte, Menções Honrosas em eventos literários em vários Estados, no Sul. A jovem escritora Eliete Fabiano concluía sua autobiografia "De Be lém a Nova Lima" e um certo Francisco (vulgo "Baiano") editou extensa obra -- com lembranças de seu trabalho no interior paraense -- que quase o mata, pelos aborrecimentos e decepções que o "livrão", patrocinado, lhe causou.

Tudo isso no glorioso 1989... da Eliete uma passagem curiosa: a procura de ilustrador para seu livro recusou minha ajuda. "Xeroquei" várias fotos da obra e, com um papel carbono, "refiz" como desenhos. Não gostou ! Findou nas mãos do saudoso José Luiz Coelho, inesquecível "crooner" que, com traço "naif" sofrível (a meu ver), cobrou-lhe 20 ou 30 cruzeiros da época por cada desenho da dúzia e meia de imagens. Fim da estória: ela acabou optando por suas fotos mesmo !

A única nota dissonante dessa época foi o meu "alijamento" inexplicável da coletânea de 4 obras -- com biografia e breve texto de cada autor -- relacionando praticamente TODOS os autores locais, entre vivos e falecidos. O s 2 volumes finais abrangeram os atuais, isto por volta de 1990/91. Fui dos primeiros a apresentar material, num envelopão entregue nas mãos do Pedro, funcionário do tipo "pau para toda obra", atuando solitário no Silogeu.

A cada lançamento, procurava ansioso meu nome... por volta de 1994/95 sairia o volume final e nem assim fui incluído. Talvez issose devesse às minhas críticas (via Jornais) à APE - Assoc. Paraense de Escritores, da qual fiz parte. Guardei por muitos anos o convite (em xerox) "para uma noite de festa e poesia... tragam vinho e alegria", feito por Juraci. Na linha de cima da foto, entre outros o "sumido" artista plástico Klinger Carvalho -- premiadíssimo no ArtePará na época -- ao lado de Benilton Cruz e "Ona Gaia", poetas da MALTA.

Abaixo, à esquerda, eu com o Jornal de Ananindeua nas mãos, meu parceiro Abiezér Silva (de costas) e o insígne "Príncipe dos Poetas" Alonso Rocha, além de Felipe Sil em pé, discursando e, de camisa colorida, o guerreio-mor da Cultura ananin Eron Cavalho. Me parece que a poetisa Roseli Sousa estava presente, além de 2 meninas, provavelmente filhas do Rufino e do Abiezér. Foi assim essa noite histórica !

"NATO" AZEVEDO - em 21/fev. 2018

******************

OBS: a foto citada no texto se encontra em meu espaço no FACEBOOK. Ver... cincinato.palmaszevedo