Esta é a incrível história de amor entre Joana Pitaia e João Pinheirinho - que só se tornou possível devido a intervenção do bem-te-vi Bento.
Conta a lenda que a moça Joana Pitaia se enamorou de João Pinheirinho e este também se enamorou de Joana Pitaia.
Mas havia muitos problemas entre os dois, os mais graves eram: a distância que os separava e os dois serem totalmente diferentes um do outro, mas mesmo assim se amavam, se olhavam todo dia e durante o crepúsculo davam os devidos adeuses e promessas de amor eterno, mas não havia jeito, pareciam mesmo condenados a se amarem, sem contudo poder viver juntos.
Um belo dia apareceu o bem-te-vi Bento e percebendo a tristeza de Joana Pitaia perguntou:
- O que você tem D. Pitaia?
- Muita tristeza meu amigo, amo o João Pinheirinho mas não posso viver com ele, estamos muito distantes e ele é totalmente diferente de mim, eu sou uma pitaia e ele é um pinheiro.
O bem-te-vi Bento pensou, pensou e cismou.
- Olha dona Joana Pitaia eu não posso levar a senhora até o pinheiro, nem trazer o pinheiro até a senhora. Mas posso levar uma sementinha sua, aí a senhora nasce novamente lá perto do pinheiro e vocês podem namorar.
- Pode fazer isso mesmo amigo bem-te-vi?
- Posso.
E assim foi feito, o bem-te-vi Bento levou uma semente de Joana Pitaia que nasceu de novo perto de João Pinheirinho e apesar dos dois serem de espécies totalmente diferentes, estão vivendo juntos e muito bem obrigado, pelo menos até hoje, perto da hora do almoço, quando constatei esse fato.