A PRIMEIRA FILHA

“Conhece-se a árvore pelos frutos que ela dá..” (Platão)

Todos os seres viventes são falíveis, não têm como evitar essa realidade inexorável. No entanto, depois de nossa derradeira partida, apenas nossos filhos permanecem. Eles constituem a única possibilidade de nossa perpetuação, mesmo que ínfima. Todavia, quando não correspondem aos nossos anseios, um sentimento de impotência impõe-se em nossos corações.

Por outro lado, quando os filhos superam as qualidades dos pais, a felicidade é imensurável. Trata-se de uma sensação de dever cumprido, que supera de longe qualquer outro sentimento perceptível.

Agora, quando o ocaso da vida se aproxima, posso dizer de coração aberto, que sou realizado, pois Meus filhos superaram-me...! Privilégio de poucos homens, principalmente porque somente algumas pessoas tem a grata oportunidade de desfrutar integralmente essa satisfação.

Caro leitor, tenho três filhos: “cada um melhor do que o outro”. Hoje é aniversário da filha primogênita, ela veio a ao mundo compartilhar comigo e sua mãe, um momento turbulento de nossas vidas. Naquela época, vivíamos dias de incertezas e muita carência. Afinal, fazia um ano de casamento e eu estava desempregado!

Todavia, apesar de tudo, quando vi aquela carinha morena, recém-nascida e indefesa, minha vida se iluminou como por encanto. No coração, percebi uma sensação inexplicável, que levou a certeza que todas as dificuldades presentes e vindouras seriam superadas. Agora, passados mais de três décadas, vejo com alegria que aquela percepção era verdadeira.

Hoje, ela é uma doutora que ministra aos seus alunos conhecimentos que adquiriu ao longo de sua formação acadêmica. Seguiu os passos que trilhei, tornando-se professora, como eu. Contudo, com mais competência. Ademais, é uma ótima mãe e esposa exemplar.

Finalmente, gostaria de reafirmar que tenho muito orgulho de ser seu pai e gostaria de desejar a ela e sua nova família, toda sorte do mundo. Você minha filha, sem dúvida é a constatação de meu sucesso como pai.

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 25/02/2018
Reeditado em 01/03/2018
Código do texto: T6263849
Classificação de conteúdo: seguro