Assombração

Na minha infância, escutava contar muitos casos de assombração,principalmente no tempo da Quaresma. Na pequena cidade, Coimbra, Minas Gerais minha terra natal cresci escutando histórias de assombração. Acho que lá em Minas contam muitas histórias, mesmo que você não conhece a pessoa, eles contam histórias dela. Um caso de assombração contado na ocasião da Quaresma era do aparecimento de uma mulher muito alta, vestida de branco, carregando um baú andando pela cidade à noite. Os moradores a chamavam de Dondoca do Baú . Sendo assim eu evitava sair de casa à noite, e além disso quando eu era criança, na minha cidade, a iluminação das ruas era bem ruim. Em São Paulo o único caso de assombração que ouvi contar era sobre a loira que aparecia nos banheiros das escolas.

A lenda da Loira dos banheiros na escola tem origem num fato antigo acontecido em Guaratinguetá. Conta a historia de uma jovem de apenas quatorze anos foi obrigada pelo pai a se casar com um homem influente

na época. A jovem ao completar dezoito anos, vendeu suas jóias e fugiu para Paris. Viveu lá até vinte e seis anos, vindo a falecer. Sua família mandou buscar seu corpo e o enterrou na sua cidade.

Em 1902, a casa onde vivia a família de Maria Augusta, a moça falecida em Paris, foi vendida e se tornou a escola estadual Conselheiro Rodrigues Alves, e é a escola onde as pessoas dizem ver seu espírito aparecendo nos banheiros da escola. Não se sabe como esse fato chegou até outras cidades. Em São Paulo muitas crianças já escutaram contar do aparecimento da moça loira nos banheiros das escolas.