Aruanãmaxresdefault.jpg30746356.jpg

Banhada, pelo Rio Araguaia, Aruanã, é um dos cartões postais do Estado de Goiás. Emancipada em 1958, deixou de ser o distrito de Santa Leopoldina, passou a se chamar Aruanã, cujo nome é de um peixe abundante na região.
Mês de Julho, é o mês de temporada no Rio Araguaia, principalmente em Aruanã, que é o portal de entrada para o Rio, cujas praias, se espalham pelas margens, com areias brancas e brilhantes.
Os turistas, chegam com suas barracas de camping e se instalam na areia, em pequenos e grandes acampamentos. Outros, preferem os Hotéis e Pousadas, na cidade. Canoas e Lanchas, saem do porto, levando passageiros, até as praias, cortando as águas meio turvas, do lindo Rio Araguaia.
As garotas, de biquinis coloridos, desfilam naquelas praias, com sua beleza e seu charme de mulher. Os bares da cidade, ficam repletos de turistas, do Brasil e do Mundo inteiro.
O Rio Araguaia, é ótima opção de pesca, pois lá, existe uma diversidade de peixes, como: Pintado, Piraíba (também chamada piratinga ou filhote), Bargada (ou surubim-chicote), Barbado, Piau, Piavuçu (ou ... Esses elementos são estabelecidos pelo IBAMA e variam de região para região.
Também existe, naquelas águas, o Boto, que é um mamífero de água doce, parecido com um golfinho.
A minha Associação, AFFEGO, tinha uma grande área, com matas, às margens do Rio, do lado da cidade, mas os Índios da Região, acabaram ficando com esta área. Hoje, temos apenas alguns Chalés e piscinas, na cidade, mas bem longe do Rio.
Eu Morava em Araguapaz (vide crônicas "O lago" e "Peixe Elétrico"), que é vizinha de Aruanã, quando era Coletor ou Agente Arrecadador; então, em algum final de semana, eu e alguns amigos, como o Jairo e o Sandro Cantor, íamos para Aruanã, curtir as praias.
Fiz até uma Letra de música, que se chama: a Devastação. Ela fala da destruição da Reserva Permanente, do Rio Araguaia. 
A gente também pescava muito no Rio e nos Lagos próximos.
O Rio Araguaia, continua lindo, com suas praias imensas.

 
Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 27/02/2018
Reeditado em 16/04/2019
Código do texto: T6265983
Classificação de conteúdo: seguro