A dor

Não existe uma ferida, mas o desgaste da cartilagem, causado pelo atrito do acetábolo, na engrenagem do fêmur, com a bacia. Mas a dor, desce pela cocha, pela verilha, atingindo nosso cérebro, a nossa alma, nossos pensamentos e nossos sonhos.

Causa, mudanças no nosso humor, no nosso dia a dia, porque temos que trabalhar, temos que viver. Mas como viver e conviver, com essa dor?

A gente, arrasta a perna, mancando, como se estivesse aleijado, mas não está. Está com desgaste na Cartilagem do quadril.

Aí as pessoas perguntam: ainda não sarou essa perna?

E começam a dar receitas caseiras:

O fulano: porque você não toma chá de canela de velho.

O ciclano: Há, dizem que a cartilagem de tubarão sara.

O beltrano: Olha, um amigo curou com compressa de Arnica. E assim por diante, todos os dias que passam.

Há se não fosse o milagroso Arcóxia, que após ser ingerido, impede que essa terrível, perturbante dor, não nos incomode por 24 horas, bloqueando-a, em nossa mente. O alívio, vem depois de alguns minutos, cessando esse incômodo.

Aí, você não sente mais dor, você anda normalmente, então as pessoas perguntam: Você sarou?

Eu respondo: por enquanto, estou bem.

Aí seu chefe, não te vê mancando mais, nesse dia, então fala:

Agora você tá bom... Pode até fazer umas vistorias, não?

Eu respondo: hoje eu posso, amanhã não posso.

O tempo passa, vem dias, meses e ano, mas a dor não cessa, porque a ferida do desgaste, não se recompõe e ela tende a aumentar, se continuamos com movimentos bruscos, até ficar osso com osso.

Então, a única solução, será a artroplastia do quadril. Uma cirurgia, cara, complicada, de risco, como outras, onde se coloca uma prótese, para substituição do fêmur e do acetábulo.

Há, se a gente soubesse das consequências, que a vaidade e as aventuras, nos causa. Acho que não arriscaríamos tanto, como arriscamos, no dia a dia.

Com ou sem dor, não podemos mudar o nosso humor (Jaime Teodoro)

Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 05/03/2018
Reeditado em 15/05/2018
Código do texto: T6271518
Classificação de conteúdo: seguro