Caldas Novasimages?q=tbn:ANd9GcSf8ds7msx9glHgZxqUUFoVRhg_RFls4uIAceA5QRGhKzDgxUvE

A maior Estância Hidrotermal do Mundo, Caldas Novas, Goiás, se destaca pelas águas quentes, onde as temperaturas variam de 30 a 57 graus e sua grande rede Hoteleira, onde são oferecidos mais de 150.000 leitos.
Caldas Novas, foi emancipada em 21 de Outubro de 1911.
O Município de Caldas Novas, foi descoberto por Bartolomeu Bueno da Silva (filho), em 1722.
A origem das nascentes de águas quentes:
Há 600 milhões de anos atrás, existia um vulcão(hoje extinto), que com o passar do tempo e pela erosão provocada pelas fortes chuvas e pelo vento, corroeu as bordas da cratera até aterrá-la completamente. A cratera do vulcão é onde hoje em dia encontramos a cidade de Rio Quente, cujo nome é do Rio com água quente, que banha a cidade.
Também, se encontra no Rio Quente, a Pousada do Rio Quente, que é um dos maiores Balneários do Mundo e que tem até praia, com água quente.
Conheci, Caldas Novas, no ano de 1975,  quando meu pai e eu, levávamos Leite in-natura, para o Laticínio da cidade.
Saíamos, das Fazendas, do município de Pires do Rio e Santa Cruz de Goiás, em estradas de terra, com uma Caminhonete C10, cheia de latões de Leite, para a entrega.
Antes de chegar em Caldas, passávamos, bem em frente à Lagoa Quente, que hoje é um grande balneário.
Na época, a Lagoa Quente, não cobrava a entrada para banho, pois ainda estava sem estrutura físca. Também o número de Turistas, que vinham para Goiás, era muito pequeno.
Dentro da área da Lagoa, tinha um olho de água quente (um poço descoberto), de uns 50 graus, em que as águas, ficavam borbolhando para cima. Havia, também, uns canos que levavam água quente, até os tanques (piscinas), onde banhávamos.
Certa vez, um amigo do meu pai, o Senhor Domingos Evangelista( in memorian), brincou com meu pai, empurrando ele para dentro da bolha de água quente, com roupa e tudo, daí meu pai quase se queimou todo.
Na época, tinha até uma placa, indicando:  PERIGO, não entre nesse poço, pois você pode se queimar.
As águas quentes de Caldas e Rio quente, tem propriedades medicinais. Com o banho quente, a pressão arterial baixa, as dores musculares diminuem e nossa pele fica mais bonita. São lugares maravilhosos, dentro do Estado de Goiás e no Coração do Brasil.
O Tempo passou, a Cidade de Caldas Novas e de Rio Quente cresceram, juntamente com o grande número de turistas, que hoje frequentam o Rio e os Hoteis e Pousadas, com suas águas quentes milagrosas.
Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 05/03/2018
Reeditado em 16/04/2019
Código do texto: T6271562
Classificação de conteúdo: seguro