PÓ INDIANO

Sei que estou forçando a barra insistindo em tornar minha asma assunto das minhas maltraçadas. Tudo bem, estou enchendo até pneu de trem. Mas que vou fazer se de vez em quando me alembro (esse alembro era muito usado por minha avó, eu aindauso às vezes) de algo relacionado com a nada da asma? Vejam bem, eu á estava com tudo na cachola para escrever sobre um deputado que pediu a saída de Ciro Gomes do plenário da câmara, onde fora reolver um assunto com um deputado do PDT, porque nao estava usando terno. Resumindo, sem terno não pode permanecer naquela zona, mas sem vergonha pode. Mas quandoia começar me veio à mente a lembrança de algo que me foi comunicdo ontem, a partid de um antigo guarda-noturno. Na hora que nem caldo de cana, além do pesar, me lembrei de um fato relaionado a minha asma e esse saudoso guarda-noturno. Vamos ao causo, pedindo todo pardón de le monde às hermanss e hermanos.

Hoje, como já disse anteriormente, qualquer acesso de asma a gente consegue debelar com uma cafungda na bombinha. Tdo bem, ficamos meio trêmulo, ela prejudica a saúde, mas nao há outra opção. Não para asmáticos crônicos da minha idade. Tenho que conviver com a asma e usar como arma contra ela a bombinha, Berotec, as outras nao funcionam.

Mas antes da bombinha era muito mais difícil, sóse debeleva uma crise forte de asma como injeção subcutânea e soro Elebecê ou Heckel ou com ineção na veia de Aminofilina. Usava aainda comprimidos. Mas havia ainda outro medicamento chmado "Pó Indiano". Ele vinha num vidro, parecia chá ou fumo de cachimbo. A gente colocava uma colher de sopa num prato ou pires e acendia com fósfofo, e ficava inalando a fumaça, el abria os pulmões. O cheiro era muitoruim, mas se audava a debelar a crise, eu cheiraria até merda. Não que fizesse efeito rápido era demorado, era preciso sofrer um bocado de tempo,relaxar e ter paciência. Eu até usava o Pó Indiano para prevenir crises de asma.

Logo que casei, alguns meses depois, a minha esposa, que era professora, teve que fazer um curso no Recife. Fiquei sozinho em casa, com um medo danado de alma e assombração. Foi então que combineicom o guarda-noturno dele passar de duas em duas horas na minha porta apitar e bater na janela. Bom, numa noiteassisti a um jogo pelo rádio (na época inexistia tevê na cidade), aí senti um forigamento na garganta, pensei logo que ia ter asma, então fui buscar o vidro de Pó Indiano, botei a colher de soapa no prato, acendi com fósforo, fiquei na cama sentado escorado nos travesseiros e o rádio ligado, me parece que num programa quegostava muito, "Saão Grená", nao sei se da Globo ou Tupi. Adorava principalmente os tangos. Fiquei ouvindo embevecido e aspirandoa fumaça do Pó Indiano, mas aí, olha o aí, adormeci. Acordei com apitos e batidas não na janela masna porta, e tossindo muito. É que o prato tinha caído na cama e ela estavapegando fogo. unto com o guarda jogamos água e apagamos o fogo, viramos o colchão, mas devido ao cheiro de queimado que era letal para a asma não pude mais dormir aquela noite na cama, o colchão não era de mola mas de palha. Tive que tirar uma madorna sentado numa poltrona velha que fora de minha mãe. Nesse tempo eu nao possuisequer um divã.

Deixei de fazer a inalação do Pó Indiano à noite. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/03/2018
Código do texto: T6274027
Classificação de conteúdo: seguro