Mensagens que edificam - 329

Até que ponto a cultura e a época podem justificar aquilo que, hoje para nós, é barbaro e para outros povos seria natural?

Dentro do aspecto humano, sentimentos como dor e sofrimento independem influências culturais, mas e no aspecto sociológico, o que dizer do olhar crítico de cada pessoa diante dos flagelos e mazelas no trato com seres humanos?

Penso que por mais que tentem justificar, animais e povos, nunca estiveram imunes a interferência conceitual de uma idade ou era quando pontuamos aquilo que é tocante a princípios elementares de bem estar.

Porventura os animais sofreram alguma mudança no tocante ao sofrimento imposto pelos racionais? A resposta certamente é não, e por isso mesmo qualquer aberração que tente se proteger por detrás da cortina de uma cultura e de uma época é totalmente nula.

Também não me convenço de aspectos morais que possam acobertar apedrejamentos, esquartejamentos ou quaisquer ações que violem a integridade física.

A propósito, considerando algo em que não há mudança nem sombra de variação, em qualquer data, em qualquer estação será sempre relevante o que é preponderante e coerente com os mais primitivos indícios de conforto e segurança.

Quem tem olhos...

...compreenda.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 11/03/2018
Código do texto: T6277184
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.