O PODER DA DENOMINAÇÃO TEOLÓGICA

“Muito além da herança espiritual” – O Vaticano tem um braço, o APSA, sigla em italiano para Amministrazione del Patrimonio della Sede Apostolica, apenas para gerir a sua fortuna visível neste mundo. A Igreja Católica também conta com uma rede de escolas, hospitais e financiadores privados para manter suas atividades – e assegurar sua riqueza.

1 milhão de imóveis são de propriedade do Vaticano.

2 trilhões de euros é quanto valem os imóveis da Santa Sé ao redor do Planeta.

1 trilhão de euros é o valor dos imóveis localizados apenas na Itália.

Só em Roma, a Igreja tem um patrimônio avaliado em 9 bilhões de euros

20% do patrimônio de imóveis italianos pertence ao Vaticano

• Existem 125.000 hospitais e centros de assistência ligados à Igreja em todo o mundo.

• O total de escolas católicas nos cinco continentes é de 206.982, com 55 milhões de estudantes.

• Países como Alemanha, Áustria e alguns cantões suíços recolhem, por meio do estado, impostos específicos de cidadãos católicos, repassados às igrejas locais.

• O maior financiador privado do Vaticano é a organização americana Cavaleiros de Colombo, fundada em 1882, que mantém uma seguradora cujos ativos estão na casa dos 16 bilhões de dólares.

• Desde que foi criado, em 1981, o Fundo Vicarius Christi, da Cavaleiros de Colombo, amealhou 35 milhões de dólares apenas para as obras caritativas do papa.

Instituto para as Obras de Religião (IOR) – o banco central da Santa Sé

Oficialmente, as transações financeiras do Vaticano não são controladas pela Cúria, apesar de cinco cardeais pertencerem à “Comissão de Vigilância” da organização. Entre eles, o ex-secretário de Estado Tarcisio Bertone e o brasileiro Odilo Scherer. Recentemente, o IOR foi acusado de lavagem de dinheiro.

• Presidente: o advogado alemão Ernst von Freyberg, nomeado em fevereiro por Bento XVI.

(Fonte: Revista Veja de 13 de março de 2013)

Revista "Veja"
Enviado por Edgar Alexandroni em 12/03/2018
Código do texto: T6277623
Classificação de conteúdo: seguro