Arenga entre poderes

Estive fazendo um "apanhado" (véio leigo e quase mobral não faz pesquisa, mas "apanhado", como dizem na minha Região) sobre as divergências entre poderes constituídos em várias partes do mundo (não consegui nenhuma informação relativa à África), mas em nenhum país há essa celeuma e arengas entre poderes, principalmente entre executivo e judiciário, como Brasil. Não é apenas discussão respeitosa, é arenga.

Mais: não há uma semana que nao surja uma espécie de "sururu", uma confusão, zoada de um lado e do outro. Um poder se metendo na área do outro. E todos dndo declaração à imprensa. Parecem papagaios chatos. E ficam irritados, saltitantes, fazem cambalhotas, saracoteios, bufam e babam de raiva.

Esse tipo de absurdo não há nos EUA, na Alemanha, na Inglaterra, na Suécia, No Chile, na França, na ìndia... Vejam bem, se alguém já viu membros da justiça em algum desses países fazendo declarações à imprensa, por favor me comunique. Parece que nesses países os juízes e membrosdos tribunais só falam nos autos e no momento próprio, não vivem ávidos por microfones, câmeras, holofotes, não tiram onda de celebridades.

Trump é um govrnante atrapalhado e leviano, mas ela nao desmente os tribunais e nem os tribunais invadem a seara (detesto essa palavra) dele. Há um respeito entre o executivo e judiciário, sem que com isso o judiciário abra mão de suas prerrogativas, lá os juizes e membros dos tribunais são sóbrios.

Tudo bem, eu sei que o presidente atual stá sub judice, ele alguns ministros, seus amigos e o escambau, mas se está ocupandoa presidência tem prerrogativas. Assim, o judiciário não pode cassar, corrigir e nem brecar essas prerrogativas. Na verdade, o judiciário tem que se cingir às suas funções.

Mas, repito, não sei nadinha de leis, sou um leigo total, mas essa arenga entre os poderes é coisa do Brasil. Estou tocando nesse assunto, mas sem muita convicção no tocante à leis. Mas a arenga, repito, é só aqui. Ou talvez em outras repubiquetas bananas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/03/2018
Código do texto: T6279038
Classificação de conteúdo: seguro