Rio capital da bandidagem

Até há pouco tempo São Sebastião do Rio de Janeiro era a capital da "República dos Estados Unidos do Brasil", e uma cidade segura para se viver. Em 1960 por questões de segurança nacional e localização estratégica a capital foi transferida para Brasília, no planalto central. O Rio hoje é considerado a capital do crime organizado, que também controla o ir e vir da população.

O Rio de Janeiro é uma cidade turística conhecida em todo o mundo por suas belezas naturais e pelo seu Cristo Redentor. É conhecido pelo seu carnaval, samba e mulheres bonitas. Está no patamar de Paris e Nova York, mas devido a insegurança o número de turistas só vem diminuindo a cada dia.

Há um mês a cidade está sob a intervenção do Governo Federal, com tropas da Força Nacional, Exército e Polícia Federal. Os moradores sofrem com o toque de recolher à noite e, ainda, não têm acesso a certos lugares. Conforme moradores, os tiroteios promovidos por traficantes diminuíram.

O Rio é uma cidade rica com exceção de algumas favelas, e não consta entre as 17 cidades mais violentas do País. O problema da cidade são os assaltos à mão armada, tráfico de drogas e confronto de traficantes, que causam vítimas de balas perdidas. Só no início deste ano 149 pessoas foram mortas ao reagirem aos assaltos, incluindo policiais civis e militares, 29.

Apesar do forte aparato policial, na noite de quarta-feira (14-03), a vereadora do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Marielle Franco e o seu motorista foram mortos quando voltavam de uma reunião política com jovens negras no centro da cidade, tiveram o carro cercado por outros dois carros e metralhado sem piedade. Um crime que chocou o país e repercutiu no exterior. Segundo autoridades policiais e políticas, é uma execução relacionada ao crime organizado e um atentado contra a democracia.

É sabido que a cidade maravilhosa é a porta de entrada de armas e drogas no país, e que o crime organizado se espalha pelo País. A intervenção na segurança pública é uma solução momentânea, mas não é uma solução definitiva. A solução é o Estado investir em uma polícia preventiva contra o tráfico de drogas e armas. É preciso ainda acabar com a corrupção que facilita o tráfico de drogas e armas. A corrupção está em toda a parte, nem os políticos se salvam! É uma luta entre o bem e o mal.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 17/03/2018
Reeditado em 18/03/2018
Código do texto: T6282380
Classificação de conteúdo: seguro