REX - O CALUNIADO


Manhã de um domingo qualquer, proximo das onze horas.
Tôda cheirosinha de "Alma de Flores",cabelinhos endurecidos de laquê, uma senhora idosa equilibrando-se na bengala, adentra a um pequeno estabelecimento.
Dirige-se ao rapaz que está atendendo e pede-lhe:
_Môço,por favor,quero um frango de um quilo e meio.
Resta no freezer o último frango que o rapaz prontamente coloca sobre a balança bradando em alto e bom som:
_Um quilo e setecentos gramas, minha senhora !
A idosa que, de  costas para  o  balcão, seleciona alguns tomates lhe responde:
_Não serve,môço !
Preciso de um frango pesando exatamente um quilo e meio; faz parte dos ingredientes de uma receita que vi na Ana Maria Braga e pelo jeito fica supimpa !
Diz isso, ainda  de  costas para  o  atendente.
Doido para desfazer-se da última peça no freezer o rapaz joga o mesmo frango na balança e brada novamente, agora num tom festivo:
_Ôba !... Êste aqui pesa exatamente um quilo e meio, minha senhora.
A idosa que continua na minuciosa seleção dos tomates responde-lhe:
_Muito bem, meu filho !... Fico com os dois.
O pilantra sente nêste instante o peso do mundo desabar sobre os seus ombros.
[Aqui na terrinha, se presenciassem a cena, certamente diriam : Cagou-se paquinha ! Tomou no orifício ! E outras "amabilidades do gênero"]
Em pânico pensa rapidamente como desatar o nó que dera em si mesmo.
Tomates rolavam de lá pra cá diante do olhar seletivo da idosa.
Então,num lampejo de desespero êle arrisca sua única e última cartada..
É tudo,ou nada,pensa com seus botões.
Assim  começa a chutar uma porta nos fundos da venda e a dizer uns impropérios a um certo cachorro denominado Rex.
_Volta aqui, cachorro do Car...valho, Devolva-me o frango ! fdp ,volta Rex, volta...
Assustada com aquela gritaria, a senhora acaba  descobrindo que o tal do Rex havia roubado um dos frangos (aquele que tinha o peso indicado pela apresentadora global) já que havia apenas um ( na verdade, o único) sobre o balcão.
Vítima da armação ,ao ouvir seu nome citado, Rex interrompe o cochilo matinal e entra garbosa e inocentemente pela porta da frente da venda, prestativo em atender um chamado de seu dono.
Mal põe as patas para dentro do boteco,e é recebido com uma bengalada no foçinho desferida pela cliente "cheirosinha" que ainda acrescenta:
"Cachorro maldito e safado...Escondestes ligeirinho o produto do roubo,hein!..."
Ao que o dono da venda acrescenta:
-Pois é ,minha senhora. O infeliz fudeu sua receita.
Entram num acordo e a velhinha leva o único frango para casa.
Antes de sair,num tom meio agressivo dá um conselho ao mentiroso:
-É bom comprar ração pro seu cachorro. Cão alimentado não rouba frango congelado.
Passe bem !


PS. Dizem que esse fato ocorreu num certo estabelecimento na zona leste da grande Irati.