Esquerda de sapato alto

Seria mentiroso e hipócrita se negasse que considero grande parte da esquerda co-responsável pela situação caótica que vivemos. Por quê? Porque abandonou suas bandeiras, cortejou o capital, se deslumbrou com o poder e as mordomias desse poder, gostou das toalhas rendadas, os cristais e os vinhos finos da casa grande, alguns líderes se distanciaram das bases e chegaram a terceirizar a militância (vi em algumas greves os líderes mandarem um aspone como seu representante). Feixaram de suboir morros, visitar a zoana rural, contatar com as bases. Botaram sapato alto. E fizeram toda sorte de acordo com o que havia de mais torpe na política. Resumindo: cuspiram no prato que comeram e comeram no prato que cuspiram.

Isso foi fata porque veio o golpe e, inevitavelmente, o famoso pé na bunda. Tiveram alguns viciados em mordomias que voltar às bases. Mas como? Ficou difícil, perderam a credibilidade, ficaram sem ficaram sem confiança, sem liderança. Aqui no estado de Pernambuco nao restou nenhum lpider da esquerda. Vou repetir: nenhum, todos estão pela boa sete, quase desmoralizados. Duvido que algupem me desminta.

Vejam bem, como se entende que uma esquerda passe 13 anos no poder e não funde um jornal, uma rádio, uma base forte e popular? No tempo de Jango e Arraes (63 e 64) havia o orna Última Hora, Novos umos, Semanário, Binômio, a Rádio Mayring Beiga, a Nacional, grande paerte dos jornalistas, sargentos, coronéis e at´pe generais, almirantes, a maior parte dos intelectuais, enfim, havia uma base. Caiu. Mas não perdeu a credibilidade, caiu porque houve um golpe militar. Agora caiu sem militar. Caiu sem nenhuma reação.

Continuo com minhas convicções, mas na minha opinião a esquerda tradicional acabou, a esquerda que virá será nova, diferente, corajosa e sem o vício das mordomias e do deslumbramento com a casa grande. Uma esquerda com pessoas como essa Marielle, Freixo, Boulos... Uma esquerda de novo tipo. Sem a covardia da velha esquerda. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/03/2018
Código do texto: T6283020
Classificação de conteúdo: seguro