TODO CUIDADO É POUCO !

TODO CUIDADO É POUCO !

Quem usa lanhouses para navegar na Internet corre uma série de riscos e nem falo de "hackers" em outros Estados (ou países) querendo capturar sua senha. Pelo menos aqui nessa triste Ananindeua a própria lanhouse -- algumas, não todas ! __ insere nos PCs da sua rede (Lan) programas para isso ou, no mínimo, "desligam" momentâneamente seu computador.

A maior parte dos usuários IGNORAM que seu site OU email NÃO SOME, êle fica "oculto" na linha geral lá em cima... assim sendo, basta apôr a primeira letra do site ou do "dono" do seu email (Yahoo, Gmail, etc) e êle "reaparece" na tal linha que você acessava. Como quase todos DESCONHECEM isso, abrem de novo o próprio email (ou site), deixando o anterior À DESCOBERTO ! É desse "descuido" que se aproveitam as lanhouses, usando jovens desocupados, que estão ali para isso, "incentivados" pelo dono da loja. Desconfie se alguém "desse tipo" usar seu PC assim que você sair, quando outras máquinas estejam ociosas.

Por volta de 2008 passei por isso, alguém usando meu email e contatos para enviar fotos pornográficas e desaforos a amigos meus, porque faltou luz por instantes. Agora, de novo, com um agravante: a loja estava fechando (passava das 20,30 hs), só tinha 2 outros usuários e o "quadrinho" de aviso FALTAM 4 MINUTOS não apareceu na tela ! Se você paga 2 reais e êle anota no PC apenas 1,97, se prepare... o computador vai "fechar" sem o aviso e teu email ficará "ABERTO" !

É bem provável que o poeta "Apolo de Caratateua" tenha sido vítima desse "truque" barato. No meu caso, só sucedeu porque não quiz incomodar o jovem dono da lanhouse, cujo "sócio" não vale o açaí que deve "comer". Meu irmão deixou de frequentá-la por causa desse "liga-desliga", feito para irritar os "indesejáveis", os clientes que o dono não quer ver ali. Após quase 8 ANOS, chegou a minha vez de ir embora... deixei-a faz 15 DIAS, pago bem mais caro agora! O sistema de câmeras dela estava desligado e, como toda Lei inútil, a que obriga a lanhouse a anotar o nome e horário de cada usuário não vem sendo cumprida. Conclusão: fiquei "no prejuízo", sem poder identificar o desgraçado que -- usando meu nome e espaço no FACE -- enviou palavrões e ofensas a amigos que sigo (ou me seguem).

Triste é saber que alguns ACREDITAM que, aos 65 ANOS, eu faria uma SANDICE dessas, jogando NO LIXO 5 ou 6 anos de construção de uma identidade literária e pessoal. No país das 30 MIL LEIS precisamos de mais 1: obrigar as lanhouses a equipar seus PCs com o programa que avisa "FALTAM 4 MINUTOS"... nesta terça-feira, 20/fevereiro, às 20 horas, tanto eu como as 2 jovens ao lado não foram avisadas por tal sistema. Elas tiveram que pedir ao dono que religasse o PC para poder fechar seus emails, coisa que não fiz 3 dias antes, pagando caro por isso. Por ora, continuo nessa lanhouse da "Idade da Pedra" com máquinas que demoram mais de 30 minutos para "rodar" um videoclip de 5 ou 6, mas pelo menos ela tem fones e teclados decentes, que faltam à maioria delas aqui no bairro Cidade Nova 6. Um "inferno" !

"NATO" AZEVEDO (em 20-21/fevereiro 2018)

OBS: quando estiver em lanhouses NUNCA SAIA do seu computador sem verificar o HISTÓRICO de visitas dele, um "quadradinho" em cores feito por pontinhos. Se você deixou ALGUM SITE aberto êle acusa e mostra também (até por 1 mês) todas as visitas feitas AO SEU EMAIL, entre outras coisas. Outra forma de verificar se não esqueceu seu email aberto é postar a INICIAL do portal ou email (Y ou G ou H, etc) que o computador aponta as visitas que você fez e QUANDO o email ficou aberto.