325 ANOS DA FUNDAÇÃO DE CURITIBA *... 16h43min.

Até já escrevemos alguns sucintos textos sobre esta cidade que nos deu guarida, a perto de sete décadas. Na realidade não somos daqui, um tio era militar e foi transferido de Blumenau para esta cidade, em face de alguns problemas familiares, acabou a assumindo, os encargos da família, motivado pelos reveses financeiros de nosso saudoso avô, e, em razão de morarmos com eles, aqui chegamos, no começo do ano de 1948, com seis anos...

A Vila Nossa Senhora da Luz, que bem mais tarde se tornou Curitiba, na época em aqui chegamos, era uma pequena cidade, que beirava perto de 200 mil habitantes, como em muitas cidades brasileiras, havia os bondes, no começo de tração animal, no começo dos anos de 1900, se tornaram elétrico, que significava um grande avanço para época como um meio de transporte, barato e porque não dizermos eficiente...

No dia 29 deste mês estará completando 325 anos de sua fundação, isto ocorreu no ano de 1693... Até para nós é difícil imaginar como seria a vida de seus primeiros habitantes, imagine viver naquela época, sem o conforto que hoje temos: água encanada, saneamento básico, luz elétrica, rádio, telefone, TV, e internet viriam muitos anos depois. Mas, não podemos afirmar que nem por isto eram “infelizes”, pois dentro da precariedade e limitações, tocavam suas vidas; trabalhavam, amavam e iam levando suas vidas... Na realidade estes 325 podem hipotecam ente “simbolizar” cinco gerações de 65 anos...

Curitiba cresceu de vila, a cidade e hoje é considerada até de grande porte, pois junto com a região metropolitana passam de 3 milhões de almas, que não deixam de ser desafios aos atuais gestores públicos, Educação, Saúde, lazer, transporte, segurança pública, pois aqui não é diferente de outras cidades, o índice de violência, requer cada vez mais cuidados. Isto nos faz refletir, quais seriam as causas da violência urbana? Com certeza houve uma negligencia com a EDUCAÇÃO, que é a palavra chave, para que estes problemas fossem pelo menos amenizados...

Entretanto, apesar de tudo, acreditamos na força do Bem, e que apesar de tudo, a abençoada Lei do Progresso abrange a tudo e a todos, razão pela qual confiamos que estas atuais dificuldades serão superados...

O atual Prefeito de nossa cidade, é Rafael Greca, que coincidentemente também foi Prefeito, quando a cidade estava completando 300 anos. 17h33min.

Curitiba, 20 de março de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/03/2018
Reeditado em 20/03/2018
Código do texto: T6285635
Classificação de conteúdo: seguro