A mentira é como bola de neve

Já ouvi dizer que uma mentirinha não faz mal, será?

Assim como uma bola de neve desce a montanha e ao decorrer pode virar uma avalanche, a mentira também tem seus pequenos e grandes efeitos. Seja qual for não é saudável.

Em um trecho da música "Quase sem querer" do exímio Renato Russo, ele nos adverte: "Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira", verdade, embora, vemos que a mentira em base social é alicerçada a massagear o ego. Quem mente pra si tem ciência de que está vivendo uma mentira. Geralmente usamos desse artifício para suprir nossas carências e inseguranças.

Existem mentiras que acarretam danos irreversíveis, eu bem sei disso, vivi anos da minha vida me enganando e achando que estava "passando batido".

Há pesquisas que dizem que homens na maioria das vezes dissimulam mais, isso por conta da autoafirmação, assim como os gorilas socam o próprio peito. É, temos realmente isso dentro de nós, sempre com a necessidade de provar aos outros, mas provar a quem? mas provar por que? enfim...

Quando distorcemos a verdade, seja lá o cunho, temos que ter consciência de que a mentira é um fator importante em desconstruir uma sociedade justa e verdadeira. A omissão da verdade agride a confiança, soca bem na cara e para depois crer novamente, se torna uma luta.

É corriqueiro um político prometer, não é verdade? ou seja, ele lança um extenso leque de promessas na campanha dizendo que criaria novos empregos, novas escolas, novos hospitais e tal, só que, nada do que foi dito foi cumprido.

Hoje em dia falar a verdade tem sido tão raro que quando dizem, a interrogação flutua no ar.

A verdade tem casamento com pessoas de caráter, não podemos nos prender a agradar a outrem, a viver em contos de fadas e muito menos ser algo apenas para ser bonito de olhar. A hipocrisia está em todos os âmbitos, temos que pensar na realidade, na verdade, custe o que custar, é pra ser dita, doa se doer.

Felippe Lacerda
Enviado por Felippe Lacerda em 21/03/2018
Reeditado em 21/03/2018
Código do texto: T6286278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.