O mundo passa do outro lado

— Todos os dias, abro o computador para olhar na internet as fotos antigas e atuais das atrizes. Gosto de ver como eram e como estão agora, Olivia Newton Jhon está com 69 anos, na página que eu abri a mostrava bem novinha na época daquele filme: Grease nos tempos da brilhantina, se não me engano é de 1978. Não prestei muita atenção na data, só sei que ela nasceu em 1948, no mês de setembro, isso eu fiz questão de decorar. Se eu fosse famosa nunca deixaria revelar minha idade, já pensou eu toda produzida ao lado de um gato malhado de vinte e poucos anos e aquelas letras imbecis dedurando minha idade. Nunca! Acho que por isso não nasci com dom nenhum para a arte, gosto de assistir novela e ver clip de musica sertaneja, adoro uma de Leonardo, aquele cantor cachaceiro que o irmão morreu todo queimado num acidente de carro! Não, espera ai, estou confundido as coisas, o irmão dele morreu parece que foi de AIDS, é foi de AIDS! Também a maioria desses artistas não sabe o que quer, se tem mulher, eles metem a Pingola, mas se tiver homem eles soltam o rabo e não estão nem ai. Se eu tivesse me casado com um artista a primeira coisa que eu diria a ele, era: Meu amor, você é famoso e cheio de modernidades, mas fique só comigo por favor! Nunca me traia de jeito nenhum, mas se for algo irresistível, não fique com homens, até te imploro! Tive uma amiga, se chamava Dejanira, eita mulher bonita, eu não tenho coragem de dizer isso a ninguém, mas um dia fiquei com inveja de Dejanira, ela me convidou para ir ao Cinema, nem lembro que filme estava passando, seis e meia da tarde o pai dela buzinou em frente ao meu portão, Dejanira estava sentada no banco da frente e uma prima dela atrás, não deu pra reparar no que ela vestia. Quando descemos na porta do cinema, o cabelo dela foi se soltando em cachos, assim, parecendo atriz de Hollywood, usava uma sandália baixa de couro com umas fitas amarradas até certa altura das canelas, uma minissaia preta com uma blusa de linho também preta, folgada, mas com um decote generoso sob um laço de cordão cinza. Dejanira tinha lindos seios. Era alta e simpática. Todo mundo em volta passou a olhar pra ela! Parecia que eu estava invisível. Eu olhava pra Dejanira me sentindo a empregadinha da casa dela, até o guarda que apitava para os carros manterem a postura, viera perguntar se ela trabalhava em novelas. Pra mim aquilo foi à gota d’água, disse que estava passando mal e corri desatinada até o ponto de ônibus. Dejanira casou-se com um cara rico dono de uma revendedora de carros, até para ir ao supermercado ela tinha motorista, acho que por causa do marido e dos novos amigos cheios de frescuras e dinheiro, não nos víamos mais, quando nos encontrávamos por acaso ela sorria acanhada sem aquele abraço de antes, eu nem me importava, ela chique daquele jeito abraçando uma simples Clarabela, quem passasse diria que era uma atriz dando atenção para fã. Mas eu queria ter visto o rosto chique dela quando descobriu que o marido era gilete, comia e dava na mesma intensidade, ou dava mais que comia, gente de pele muito branca nunca me enganou, homem tem que ter pelo menos um calo na mão ou uma cicatriz no braço, homem sensível demais é ensaio pra ser veado. Lembrei-me! O irmão de Leonardo não morreu de AIDS, quem morreu de AIDS foi Cazuza e aquela atriz que trabalhou na novela de Tieta. Cabeça ruim esta minha, agora nem me lembro da musica que gosto, mas sei que o cara que morreu queimado no acidente de carro foi João Paulo que fazia dupla com aquele bonitão que foi namorado de Xuxa, parece que é Manoel. Droga de cabeça ruim! E você cachorro preguiçoso? Fica ai só ouvindo eu falar, mas não dá nem um latido pra dizer que está entendendo alguma coisa! Besta é quem acredita que cachorro é inteligente, aliás, para algumas coisas você é inteligente não é Lampião? Na hora que comer pula em cima da gente, fica abanando o rabo, late quando escuta miado de gato, mas dialogar como fazem os Papagaios, ou apenas ficar com o olho aberto para não fazer desfeita, não fica! Melhor eu ir pra minha janela, pelo menos vejo gente! Olha só, veja se dona Violeta tem idade pra estar usando aquela calça colada, a bunda parece gelatina quando anda, olha que ridículo! E seu Amador não sai daquele banco com o jornal na frente da cara, deve ter uns vinte anos que é a mesma coisa, velho safado! Quando passa uma novinha de bunda arrebitada ele para a leitura, eita mundo de gente sem vergonha! Eu só sou alguns mais velha que Olivia Newton Jhon, e olha que nunca fiz plástica, aliás, fiz uma só aqui na barriga e outra aqui para subir a pelanca do braço, e como estou aqui sozinha e este cachorro sonso não fala, vou confessar que fiz uma pra tirar as rugas da cara. E daí?É engraçado, gente famosa faz mais de não sei quantas plásticas, até se transforma em outra pessoa e ninguém fala nada, veja Anita, tem outro nariz e outra boca, Michael Jackson conseguiu ficar branco, tem uma modelo da Alemanha que fez o contrário, quis ficar preta e bicuda! Ah não, Deus que me perdoe, eu não sou racista, mas não faria nunca uma tafularia daquela, mas famoso pode tudo! E aquela mulher loura que passa na televisão de manhã, aquela que fica conversando com um Papagaio, a coitada tirou tanta ruga que não consegue mais abrir a boca! Se for pra comer uma colherada de Canjica aposto que não consegue. Quê que você está latindo cachorro! Quer dar uma voltinha na praça? Espera eu ir ali dentro passar um perfume, seu Amador já me deu umas olhadas lá de baixo, eita velho safado! Qualquer dia vou chamar ele aqui em cima, mas tem que ser quando a cobra da Maria das Dores estiver sumida para os infernos daquela roça em Minas, ô língua do capeta que aquela velha tem! Vamos logo Lampião e vê-se não me faça passar vergonha viu? Nada de cagar na frente do seu Amador!