GLOBALIZADO, RÁPIDO PORÉM POLARIZADO

GLOBALIZADO, RÁPIDO PORÉM POLARIZADO

Submersa no mundo de Bob, em minhas leituras e reflexões senti uma faísca de curiosidade em saber das últimas notícias.

Não li muitas notícias boas não, em pensamento linkei com minha crônica aqui "conhecimento entristece" no qual recebi um comentário "antes triste que iludida" e só posso concordar. Mas essa tristeza vem de achar que pouco posso fazer, ao ler tais notícias só posso fazer uso dos verbos de elocução: falar, perguntar, indagar, argumentar, comentar.

Sentia que os pés e as mãos estavam amarrados. Graças a Deus ainda tenho a liberdade de expressão, eu sei.

Sempre me considerei uma mulher de vanguarda, e enquanto fazia o papel de Cassandra as pessoas me olhavam como se eu fosse uma louca. Sabe por quê?

Percebo que elas já passaram por todas as fases, estupefação, tristeza, raiva e hoje conformismo.( Não generalizando, falo das pessoas próximas à mim).

Esperamos por um messias nas eleições que meu amigos, nunca vai chegar. Assim como a cadeia alimentar o sistema é viciado, com cartas marcadas. Peço desculpas pelo meu pessimismo, mas essa por hoje é minha opinião.

Essa semana em Brasília teve o Fórum Mundial da Água 2018, o ministro Helder Barbalho apresentou dados que mostram que 1 em cada 6 cidades do país enfrentam problemas com escassez de água. Como um raio lembrei-me de quando eu estava no ensino médio e o meu professor de geografia, durante a aula perguntou se a gente se preocupava com a falta de água após a nossa morte. Três (incluido eu) de uma turma de quarenta alunos disseram que sim, e ele soltou uma gargalhada justificando que era uma bobagem, a gente já ia estar morto, pra que se preocupar. Ahhh como eu queria encontrá-lo hoje só para perguntar pra ele o que ele sente com a futura falta de água, ainda estou viva com apenas 32 anos, essa idéia de que a água era um recurso inesgotável fez-se o uso desenfreado, deu no que deu. Mas deixemos esse assunto um pouco de lado, procurando uma distração achei umas entrevistas, amo-as...acho que ali é o espaço para o entrevistado se despir um pouco, claro que nem todos se expõem tanto, mas em algum momento ele se coloca de forma mais límpida. Queria ouvir um pouco o ator Lázaro Ramos, sou admiradora do seu trabalho, em uma das entrevistas ele falava da importância de fazer parte da militância negra, e que percebeu que ele estava alheio à ela no momento que participou de um encontro e diante das perguntas dos participantes ele pouco conhecia sobre o assunto. Eram tantas denominações, para quase tudo existem palavras, siglas e acrônimos, o engraçado é que eu já havia lido algumas coisas também.

Como a nomenclatura que algumas militantes deram para homens negros que só namoram mulheres brancas, Síndrome de Cirilo ou Homem Palmiteiro fazendo alusão ao palmito, não estariam elas também praticando "preconceito" com a branquitude? Em tempos em que o uso da palavra "recalque" ou "empoderamento" eu pouco leio sobre a SORORIDADE a união e aliança entre mulheres, a empatia em busca de alcançar um objetivo comum, muito presente no feminismo.

ou a nova sigla usada por ativistas homossexuais no Reino Unido:

LGBTQQICAPF2K

L – Lésbicas

G – Gays

B – Bisexuais

T – Pessas Trans

Q – Queer

Q – Questionando-se

I – Interssexuais

A – Asexuados

A – Sem Gênero

A – Simpatizantes

C – Curiosos

P – Panssexuais

P – Polissexuais

F – Amigos e Familiares

2 – “Dois-espíritos”

K – Kink (que designa uma pessoa que se excita sexualmente com formas, objetos ou artefatos incomuns)

Realmente, está tudo em transformação, globalizado, rápido porém polarizado. Isso não é malíssimo, o preocupante é o uso que se dá a essas transformações.Que a minoria continue sendo representanda e em busca dos seus direitos, as palavras têm força, antes éramos singulares, hoje caminhamos a partir de pares, eu apenas rezo por essas pessoas, que não sejam silenciadas como a vereadora Marielle foi. Mais uma prova de que os epônimos acertaram em cheio, o crime é organizado! Foi executada sem ao menos receber uma ameaça, se foi milícia ou não o que se sabe é que ela foi silenciada.

Para começar recomendo a vocês o filme que assisti há poucos dias Spotlight - Segredos Revelados o drama mostra um grupo de jornalistas investigando casos de pedofilia causados por padres da igreja católica.

Duas coisas eu tirei do filme (não é spoiler) um; é que um bom jornalista chega em lugares que nem a polícia chega, dois; um bom editor enxerga longe, ele sabia que uma matéria somente sobre os abusos ia causar ofuror na sociedade, mas pegar a fonte que era a Instituição era o triunfo e com certeza a justiça seria obrigada a julgar todos os casos juntos, assim todos os padres e a Igreja seria punidos. Toda a apuração durou meses, foi sigilosa e comprometida. Digo isso porque aqui, o ex-presidente Lula mal foi julgado, com algumas prisões e delações premiadas logo vi armado um grande circo, era tudo jogado na mídia, até filme fizeram, eu acho na minha humilde opinião que tanta exposição atrapalhou no andamento da investigação. O Sr. Lula se diz alvo de perseguição. Não tiro o mérito do trabalho de ninguém porque pelo menos iniciou uma faxina, ainda é necessário muita água nessa sujeira. Acompanhando o julgamento do Habeas Corpus antecipado do ex-presidente pelo STF pude tirar tantas conclusões, mas a mídia se preocupava em divulgar a discussão ou o "barraco" entre os ministros Gilmar Mendes e Roberto Barroso. São tantas perguntas que me faço uma delas é saber se vão confiscar o que os políticos (de vários partidos) roubaram e injetar de volta na sociedade.

Massss é um começo, eu sei. Espero que a mudança chegue ainda nesta vida.

Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.

Leon Tolstói

Priscila Ferrer
Enviado por Priscila Ferrer em 24/03/2018
Reeditado em 24/03/2018
Código do texto: T6289294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.