Sem tempo para o ensino médio

O número de jovens entre 15 e 17 anos que abandonaram as salas de aula aumentou. Isto demonstra que a idealização escolar concebida pelo governo para manter os alunos na escola pública é equivocada e ineficiente, pois as políticas para inclusão de jovens no sistema educacional fracassam mandato após mandato. Contudo, será que apenas o governo é o único responsável pela evasão escolar?

Certamente, não se deseja colocar panos quentes na incúria dos gestores públicos. Contudo, a sociedade como um todo, o que tem feito? Esta vive atrelada a biótipos e estereótipos: padrões de beleza, corpo perfeito, roupas de grife e outras idiotices. A famigerada boa aparência domina o comportamento das pessoas, principalmente entre os jovens. Mas, não há tempo para ginástica. Faz-se uma lipo e tomam remédios perigosos. Têm-se pressa.

Esta transforma as pessoas em marionetes sedentas em se tornar uma celebridade. Fazer parte do Big Brother e ganhar a qualquer preço. Isto é mais importante do que manter a decência e o caráter. Cinco minutos de fama, não importando o que se tenha de fazer, por mais grotesco que seja, valem mais do que um diploma universitário. É preciso ficar famoso rápido! O povo adora ver baixaria. Hoje, o ibope é mais importante do que o conteúdo.

Outro agravante é a necessidade dos jovens fazerem parte da cadeia assalariada para sobreviver, não havendo, portanto, tempo para estudar. Na contramão dos honestos está a apologia ao dinheiro fácil e sem esforço difundida pelo tráfico. Os bandidos recrutam soldados nas portas das escolas com a promessa do enriquecimento rápido e sem grandes esforços. Jovens, diante das dificuldades enfrentadas, deixam-se seduzir. Para que se matar de estudar e viver de migalhas se é possível ganhar a maior grana rapidamente sendo soldado de traficante?

Em suma, os jovens na modernidade ¬– frutos da futilidade, do descaso, da necessidade e da ganância – não têm tempo para esperar. Muitos dos que estão lendo estas linhas também não. Deseja-se ser grande de forma rápida. Não se tem tempo para passar pelo ensino médio!

Tony Lion, março 2018