É necessário sofrer?

A minha resposta é não!

Mas noto que muita gente se apaixonou pelo sofrimento e se apegou profundamente a ele, é óbvio que sofremos com coisas que nos desagrada no dia a dia, mas pegar este sofrimento como uma cruz pesada e carregá-la para o resto da vida nas costas, isto não!

Eu conheço pessoas que estão sofrendo ainda com coisas de dez, quinze e vinte anos atrás, acham isto normal? Eu não acho.

Se afaste de tudo que lhe faz sofrer desde objetos e até de pessoas.

Existem lugares, imagens e lembranças que não nos fazem bem e é prudente de nossa parte não interagir mais com estas coisas, é prudente também não sofrer com as escolhas dos outros pois vejo muito isso por aí, pessoas sofrendo com o modo de vida que outro resolveu escolher.

Aprendi a não sofrer com o sofrimento dos outros, assim também como aprendi a sofrer sozinho por não achar justo que os outros tenham que sofrer por mim, vivo o meu sofrimento privado mas não partilho o meu sofrimento ao outro, isto para mim seria ser um carrasco ver o outro me olhando e também sofrendo com dor.

Sofrer não dói e sim arde, é uma sensação de queimor, sem sabor e não tem graça.

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e que não se cumpriram.

Porque é que as pessoas sofrem tanto por amor? O certo seria não sofrer, apenas agradecer por terem conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou nelas um sentimento intenso e que lhe fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.

Sofrem por quê? Porque automaticamente esquecem o que foi desfrutado e passam a sofrer pelas suas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostariam de ter conhecido ao lado do seu amor e não conheceram, por todos os filhos que gostariam de ter tido juntos e não tiveram.

Como dizia Carlos Drumond:

“A dor é inevitável. O sofrimento é opcional”.

#VS

Velto Silva
Enviado por Velto Silva em 28/03/2018
Reeditado em 04/12/2018
Código do texto: T6293303
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.