O MUNDO QUE NÃO NOS PERTENCE

Dormi bem, mas não acordei bem. Uma sensação de angústia me atravessa a garganta que mal me faz ingerir o próprio café da manhã. Por vezes pensei no assunto. Por anos o assunto já se tinha resolvido, pensava eu. Mas acho que não. Acordar com um grilo na cabeça não é um bom começo de dia, mas é o que se tem para hoje e será, na melhor das hipóteses a motivação para a continuidade desta luta diária pelo alcance da felicidade, digo, para o estado de estar feliz.

Não nos foi dada a chance de escolher ser este ou aquele ou simplesmente deixar de ser o que a gente é. Quando isso acontece acabamos vivendo num mundo que não é nosso e por conta disso a infelicidade nos bate a porta e invade nossa sala de estar. De estar bem, de estar feliz. Sei que é perfeitamente possível aceitar o que nos é reservado desde quando nascemos, embora boa parte das pessoas acreditam que não e lutam contra, vivendo num mundinho que não as pertence. Num faz de conta durante o dia e que na escuridão e no silêncio da noite acabam enxergando que mais um dia passou e tudo volta ao seu estado original.

É difícil aceitar o mundo que nos pertence. As razões são as mais variadas: vergonha, medo, religião, amizades, sociedade, prestígio social, família, pudor e muitas outras particularidades. Enquanto não tivermos a coragem e a vontade de enfrentar esses fantasmas que nos assolam e nos fazem entristecer, viveremos num mundo que não nos pertence.

A quem queremos enganar neste mundo que não nos pertence? O tempo passa, a vida passa, pessoas vão, pessoas vêm, e o que é que eu faço de mim mesmo? Não venha me dizer que já se acostumou em viver na tristeza, no escuro, na melancolia, na depressão, na solidão, na mentira, na enganação, nesta vida em duplicidade que nada tem com bipolaridade, como muitos tentam se justificar. A vida é mais do que isso. A vida é o momento mágico que nos encanta. É uma passagem só de ida que devemos aproveitar ao máximo nessa viagem. A vida é a constante luta pela felicidade e a felicidade só se fará presente quando deixarmos de viver no mundo que não nos pertence.

Paulo Roberto Fernandes
Enviado por Paulo Roberto Fernandes em 31/03/2018
Reeditado em 24/10/2018
Código do texto: T6295496
Classificação de conteúdo: seguro