Escolhas

Você aporta nesta estação para um grande curso, mais intensivo do que extensivo e comeca a ter que fazer escolhas e tomar as rédeas da situação.

E se você foi saber somente aos dezoito anos o que é responsabilidde, o que é ter que trabalhar para pagar a própria comida, já pode começar por esta escolha, entre agradecer por desconhecer a miséria ou lamentar por não conhecer toda a realidade da vida.

Mas não importa a condição social a qual pertença, não é um viajante privilegiado. Apenas veio cursar algo diferente, o seu curso. Mas nesta escola em comum, invariavelmente, existe a dor. Você escolhe se é sofrimento ou lição. Se isso vai tornar você melhor ou pior.

Você perde alguém muito especial no meio desta caminhada. Ele retorna ao mundo de origem. E você decide se chora e segue em frente, usando a dor e as lembranças para viver de tal forma que um dia o reencontro seja possível ou retarda tudo com sua rebeldia.

Você ganha às vezes e perde outras vezes. E quando ganha escolhe se vai ser um exemplo de generosidade ou do que não se deve ser. A sua vida, ainda que não perceba, ecooa pela vida a fora e inspira outras pessoas. Quando você tem sucesso você tocas as multidões e faz pessoas perseguirem seus sonhos. Quando você tem sucesso e humildade você toca a essência dos seres e faz almas não se esquecerem da velha preocupação dos antigos filósofos: "De onde viemos e para aonde vamos ".

Quando você perde você escolhe entre desistir e seguir em frente, mais forte e mais sábio. Você escolhe, muito mais nas dificuldades, entre apenas ter ou ser. Ou melhor ainda, entre a ilusão de ter, quando na verdade nada temos e a sabedoria de buscar se superar a cada turbulência. De tentar conseguir a incrível façanha de descobrir qual seu papel neste mundo.

Até que você desconfia, vislumbra, a que veio. E escolhe ser mais teimoso que tudo. Resolve vencer o que seja preciso para não sair de cena antes da hora. A não entregar o jogo, não importa quão cansado esteja.

Até que você entende que a moral deste jogo é o equilíbrio. É continuar seguindo em frente, sempre em frente, invariavelmente em frente, sem perder a capacidade de amar. Sem deixar seu coração esfriar. Sem deixar de ser idealista.

E você descobre que o amor, no microcosmo é se relacionar fielmente com alguém. É prometer e entregar um coração para outra pessoa, que quer fazer o mesmo. É construir com ela uma vida, ter e educar filhos. E que o amor, no macrocosmo é renunciar tudo isso para servir algo maior sem recompensas imediatas. É ver na humanidade sua família e estender sua tolerância e generalidade a níveis muito maiores. É fazer da sua profissão uma escolha em ser útil antes de pensar na renda.

O amor no macrocosmo é difundir a construção de um mundo melhor, ainda sabendo que você não estará