VOCÊ É A FAVOR DO FÓRUM PRIVILEGIADO? 21h01min.

Estamos quase no final do livro: História da Riqueza no Brasil, Cinco séculos de pessoas, costumes e governos, de Jorge Caldeira, o livro tem 602 páginas, a leitura tem ocasiões que se torna um pouco “cansativa”, mas aceitamos como um desafio, pois agora faltam somente 17 páginas...

Quando o autor chega à Proclamação da Republica, que prometia uma “nova era” de grandes mudanças, econômicas e políticas, pois em parte os que desbancaram o Sistema Monárquico Parlamentarista, alegavam que era um sistema obsoleto de governabilidade...

O que não deixou de ser um ledo engano, visto que o regime anterior foi praticamente quase 50 anos, de estabilidades constitucionais, e mesmo com limitados recursos, o país foi avançando em vários seguimentos, ferrovias foram construídas, bem como rodovias...

Tanto verdade, que em nosso estado, temos as marcas deste progresso, a célebre rodovia ligando Curitiba, a algumas cidades litorâneas, atravessando a “intransponível” Serra do Mar, isto em 1875...

Em 1885, também era inaugurada a ferrovia ligando a nossa cidade a Paranaguá, memorável obras comandada pelos engenheiros irmãos, Rebouças, André e Antonio. Provando, que mesmo no Regime Monárquico, as coisas aconteciam...

A República chegou, com muitas esperanças para alguns, porém, resultou num “amontoado” de decepções, com o culto do personalismo exarcebado, e com alguns “presidentes”, que centralizam mais poder que dispunha o ex Imperador do Brasil...

Este Sistema de governabilidade completará em 15 de novembro, 129, anos, mas, sempre envolvidos por intermináveis crises, políticas, que acabam refletindo na economia, e em dificuldades dos cidadãos...

...Quarta feira o Supremo Tribunal Federal, decidirá o “destino” ex Presidente Lula, sem querermos apontar o dedo em riste, se é culpado ou inocente, mas se sua condenação passou nas mãos de vários juízes, e concluiu que tem algum grau de culpabilidade, então como ele pode alegar inocência? Alias, é um seleto cargo, pois até o presente momento somente 40 conseguiram chegar a Presidência República e a questão de honestidade de conduta jamais deveria ser questionada...

Finalmente numa autentica Democracia todos são iguais perante as Leis, e ela tem que ser cumprida, pois jamais deveria existir: Fórum Privilegiado. 21h38min.

Curitiba, 02 de abril de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 02/04/2018
Código do texto: T6297949
Classificação de conteúdo: seguro