Direito nas Favelas

     COMUNIDADE: sociedade menos abastada em relação aos demais habitantes da cidade grande, portanto, no meu modo de ver, excluída dos bairros onde se tem condição digna de vida.
     Isto precisa mudar, a começar pelo saneamento básico, ordenamento de construções, trocando onde for necessário e possível barracos por construção de alvenaria. O estado precisa aplicar a mesma lei que se aplica aos bairro onde se tem melhores condições de vida. E ainda chegar com todos os recursos que oferece aos bairros mais ricos, sendo esses recursos subsidiados por estados e munícipios.
     Em principio parece que o autor está propondo a extinção das favelas, o que não deixa de ser, porque a partir do momento em que estado e município entram proporcionando melhores condições, lógico que a favela vai deixar de existir como um lugar de pobreza. No meu modo de ver, isto é muitíssimo importante para evolução da sociedade como um todo.
     Quando falo da entrada de Estado e Município levando benefícios às comunidades eu estou dizendo que ninguém pode ficar a margem da lei, principalmente se queremos uma democracia forte. Tudo porque democracia nada mais é que respeito às leis, a Constituição Brasileira.
     Gastar-se-ia muito menos levando beneficio ao povo do que manter as forças amadas e todo um aparado de segurança para evitar tráfico seguido da violência contra as pessoas, são praticamente bilhões de reais jogados fora, porque seja qual for o legado que a intervenção deixar, a violência não irá ter fim.
     Então tudo que se tem que construir é uma sociedade igualitária com deveres e direitos aos cidadãos. E é bom que se diga: feito isto nas comunidades nada vai estar pronto e acabado, porque tudo na vida precisa ser construído e mantido. Vejo que este é o único caminho para solucionar a médio e longo prazo o problema da violência, não somente no Rio de Janeiro, mas, enfim, em todo território brasileiro.
R J Cardoso
Enviado por R J Cardoso em 03/04/2018
Reeditado em 03/04/2018
Código do texto: T6298498
Classificação de conteúdo: seguro