ALIADOS PELA FOFOCA

Aliados pela fofoca.

Na minha adolescência, ouvi uma histórinha sobre fofoca. Eu nunca esqueci, acho que não é verdadeira, claro...e nunca procurei saber.

Vou compartilhar.

Durante a colonização (acho que de um local do Estados Unidos) existia duas aldeias indígenas distintas. Terras situadas em excelentes locais, habitadas pelos melhores guerreiros.

Um general foi incubido de colonizar essas terras, ele sabia que seria impossível, lutaria e provavelmente seria derrotado mediante exímios guerreiros.

Ele pensou um pouco, pesquisou e descobriu que as tribos não se comunicavam.

Então, ele foi se chegando aos índios, em um dado momento ele foi na aldeia e falou para o grande chefe que a outra tribo estava se prepaparando para tomar suas terras, foi na outra aldeia e fez a mesma coisa, semeando uma rivalidade.

As duas tribos acreditando na palavra do forasteiro, seguiram armadas e se enfrentaram sem qualquer diálogo.

Se mataram.

O general assim, sem perder um homem em guerra, sem disparar uma bala, conseguiu colonizar as duas terras.

Lembrei disso quando com alguém próximo, debatia sobre o tema fofoca, ela soltou uma frase inquietante: "fofoqueiro não é quem espalha a novidade, fofoqueiro é quem houve"

Abrindo precedente para essa frase, eu comecei a matutar.

Quem leu "Os Miseráveis" do escritor Victor Hugo, lembra muito bem de uma personagem, Fantine, uma mãe solteira, deixa a filha aos cuidados de um casal, trabalha em uma fábrica e lhe envia dinheiro às escondidas, uma das colegas de trabalho, curiosa, descobre e conta para todos. Em uma época que ser mãe solteira era uma desonra Fantine é demitida por moralismo. Acaba nas ruas como prostituta. Quem leu o livro, ou viu algum dos filmes sabe que ela vende os dentes e cabelos para depois morrer tragicamente.

Esse meu povo é o poder da fofoca..mexerico, difamação, babado e detração para os mais eruditos. Hoje conheço como 'bafão' aqui na minha cidade, quando alguém disse essa palavra eu não entendi muito bem, de tanto ouvi-la por aí já sei que é o mais novo escândalo.

É, ela permeia todas as classes sociais. E todas as idades, tenho uma irmã que contava tudo o que via para minha mãe, adorava nos ver apanhando, uma mania que começa cedíssimo.

Acho que a fofoca poderia até fazer parte dos pecados capitais, pois a partir dela, muita coisa ruim surge. Duas pessoas ao falar do outro surge na hora uma aliança maldita.

Lendo um texto que falava de espiritualidade eu só posso compartilhar aqui um trecho:

Três vidas temos nós:

1) A vida espiritual, que a graça divina nos confere;

2) A vida corporal, de que a alma é o princípio;

3) E a vida social, que repousa os seus fundamentos na boa reputação.

O pecado nos faz perder a primeira (a vida espiritual), a morte nos tira a segunda (a vida corporal) e a maledicência nos leva a terceira (a vida social).

A maledicência da fofoca é uma espécie de assassinato (Isso sou eu quem diz).

Eu entendo que palavras malditas, (malditas de mal dizer mesmo) matam (sonhos, sentimentos).

Matar no sentido literal da palavra é quando fazemos sem intenção, o que praticamos com a fofoca é um tipo de assassinato! Premeditamos o que falar, pra quem falar.

Fazemos com intenção sim, e somos todos nós humanos, todos.

Quando o praticamos é por inveja..."ela é bonita, mas não é casada" por insegurança "fiquei sabendo que se envolveu com o chefe" revelando nesse momento sua dor e outros sentimentos, muitas vezes daquilo que não temos, a fofoca é a arma dos fracos, atacando silenciosamente até que haja um embate.

Assim como o exercício diário de tomar banho e escovar os dentes, se calar também deveria ser praticado. O caminho certo é o mais longo, mais se comerçamos hoje já evitará muito ódio.

Pra mim a fofoca nada mais é que incitar o ódio no outro, até quando você quer aconselhar alguém, para não se envolver com um homem agressivo, ou não vender uma mercadoria para quem não tem o hábito de pagar por elas, você tentanto alertar, estás também comentendo o ato de mexerico, principalmente quando não lhe é perguntado!

A gente quer saber de tudo, quer se antecipar dos fatos, mas quando é algo do nosso íntimo a coisa muda, as pessoas se agridem mesmo e até matam quando se sentem alfinetadas por verdades ou por mentiras.

A fofoca também gera dinheiro, tem mercado para fofoca, a dizer das celebridades. Tive uma colega de trabalho que sabia tudo da vida dos famosos, acompanhava a cada notícia por meio de notificação de aplicativo. Olha eu aqui fofocando (gargalhadas).

Só posso concordar, aquele que houve, também é fofoqueiro.

Ela sai na pole position como um segredo, e quando chega no final do 'telefone sem fio' nunca chega igual a primeira fala, é sempre acrescida de algo a mais.

Em todo lugar, na literatura, na religião e na cultura a fofoca é tratada de forma muito ruim, na Bíblia ela é retratada de forma direta e energética.

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe…” (Ef 4.29).

1 Coríntios 13.5 diz que o amor não se porta inconvenientemente, ou seja, o amor tem educação. O amor não constrange nem faz gracejo sobre o outro; não suja a reputação nem rebaixa o outro e, também, não ofende. Fofocar é ato de falta de amor, de empatia.

A fofoca, muitas vezes é seguida de maledicência, que é detestada por Deus. Em Tiago 3, o apóstolo usa 13 versículos só para falar do poder que a língua têm, e que mal ela pode causar, quando não é usada com sabedoria. No versículo 11, ele diz que de uma fonte não pode jorrar água doce e água salgada ao mesmo tempo, ou seja, ou usa a língua para bendizer alguém, ou maldizer, mas não as duas coisas ao mesmo tempo.

Poderia citar outras passagens, estamos a todo tempo sendo apresentados a exemplos e não tomamos jeito.

Eu tenho três dicas para você leitor;

A primeira é do filósofo Sócrates.

AS TRÊS PENEIRAS

Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém.

Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras? - indagou o rapaz.

- Sim! A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Arremata Sócrates:

- Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar.

Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e a discórdia entre irmãos.

A segunda, salvo engano, era difundida por Chico Xavier (me perdoem caso não) segundo ele, após difamações sobre seu trabalho como médium (eu não entro nesta questão) sua mãe lhe orientou que bastasse que enchesse a boca com um pouco de água e a conservasse ali, quando alguém lhe fizesse alguma provocação. Deveria conservá-la na boca, banhando a língua, enquanto persistisse a vontade de responder ao provocador. E desse forma evitaria fomentar o boato.

E a tarceira (por mim mesma);

Em um almoço, alguém contava à mim uma fofoca das boas, ela eufórica, arregalava os olhos, batia com a colher na mesa, comia e falava ao mesmo tempo.

EU, com minha imaginação de contista amadora, fiquei olhando pra ela, e imaginando a boca dela como uma máquina de lavar, a comida era a roupa suja, a mesa o tambor que ela tocava com a colher e imaginava que a qualquer momento entraria na sala um animal pulando junto com ela, comecei a rir.

Ela me perguntou porque eu estava rindo, a fofoca era das quente, ela estava brava. Assim eu nem ouvi o que era dito direito, mas isso não vai funcionar sempre...então a minha dica é andar com um punhado de terra na bolsa. começou a falar da vida alheia, nem daria tempo de ouvir, arremessaria o punhado de terra dentro da boca do fofoqueiro, ia resolver a questão pra sempre...poderia até perder a amizade kkkkk. Mas como citei, ainda é um exercício, por enquanto TENTO evitar essa confusão.

Priscila Ferrer
Enviado por Priscila Ferrer em 05/04/2018
Código do texto: T6300943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.