Bingo

Arquimedes um velho matemático, filósofo, na Antiga Grécia saiu da sua banheira, pelado, e gritando EUREKA, EUREKA(descobri, descobri), e a democracia brasileira está saindo da banheira, mas pelada, e ainda sem terminar o seu banho; a prisão de Lula tirou a democracia do fundo da banheira, mas não fez nela uma respiração boca-a-boca.

A prisão do Lula foi a centelha que acendeu o chumaço da binga, um antigo isqueiro , com um tufo de algodão, que se acendia com as centelhas provocadas pelo atrito de uma pedra com um metal. Como saudosista, eu tiro do fundo do baú uma pederneira, uma pedra que em atrito com um metal lança faíscas.

Discutir a justeza da prisão não está sendo questionado, o que ficou claro é que a população foi alertada para que fique atenta: a lei é para todos; esta premissa já foi atropelada, quando a maioria dos parlamentares votou pela não investigação do Temer. Ficamos sem saber se o Temer tem duplex, ou sítios, ele não foi investigado, todas as malas suspeitas passaram incólumes por ele, como se ele fosse alfândega suspeita.

Como aconteceu na França, algum desavisado, aqui também poderia perguntar:-Que agitação é esta? Quando o responsável pela segurança da Corte responderia: É a Revolução, majestade, é a Revolução.

Nada ainda aconteceu, talvez tudo não venha passar de uma manifestação festiva, de euforia, reação típica de uma sociedade querendo ver o fim da impunidade, cansada de saber que não faltarão réus, mas se perguntando se haverá tantos juízes para julgar a todos.

O aprisionamento nos remete à imagem de, prender, de atar, mas não este aprisionamento a que estamos assistindo; este sugere desatrelar, separar... estamos assistindo cair a credibilidade do judiciário, a divisão da coluna da direita candidatos que pertenciam a uma mesma alas estão se desvencilhando um do outro, suscita sim o motivo pelo qual Temer não foi investigado em todas as suas ações suspeitas.

A credibilidade, como Fênix, poderá reacender, pelo menos para mim, desde que as isenções que privilegiam alguns, na atualidade, deixem de ser espúria, no mandato subsequente; hoje como Pilatos eu lavo as mãos, e que a transição do governo venha a lavar o resto do corpo... é o que eu espero.

Eu tenho a palavra Bingo como um sinônimo, ou uma equivalente à palavra Eureka, estou querendo gritar Bingo, Bingo, ou tudo que eu disse terá sido, não a realização de um desejo popular, mas apenas a ressuscitação da BINGA, antigo isqueiro que caiu no desuso, a reboque da democracia.

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 09/04/2018
Reeditado em 10/04/2018
Código do texto: T6303883
Classificação de conteúdo: seguro