Quenga Velha

Li hoje, aqui neste RL, uma crônica arretada de Mestre Fábio Brandão, em que ele homenageia três grandes talentos da tevê, do cinema e do teatro, Fernanda Montenegro, Lima Duarte e Laura Cardoso.

Muito justa a homenagem, os três estão arrasando na novela, "O Outro lado do Paraíso". Dos três acho (olha eu e meu achismo) que quem é mais talentoso é mesmo Laura Cardoso. Adoro essa atriz. É perfeita. E nesse papel de quenga velha ela está arrebentando a boca do balão. É cagada e cuspida uma quenga velha. Caetana ilumina e, às vezes, brilha tanto que encandeia. Por quê? Porque ela consegue realizar até os trejeitos, os gestos, a voz , o riso e tudo mais de uma quenga velha, inclusive quando faz uma crítica,a uma graceo ou dá um conselho, e sempre fala coisas sérias sobre a vida.

Estou falando nisso orque conheci uma quenga velha na minha terra. Eu era rapazote e ela já tinha deixado a profissão há muito tempo, mas botou uma venda que era também um bar, pertinho do cabaré. Eu sempre pintava no pedaço junto com amigos. Ali a gente tomava um quartinho de cana e comia um pratinho de boide quizado com farova de água e sal, com cebolinhae coentro. Foi o melhor bode que comi na vida. De vez em quando ela conversava com a gente, um apo arretado e divertido. Mas tinha dias que estava melacólica, calada, jururu. Depois eu soube qe era tristeza por não ter uma família, era sozinha navida. Uma vez perguntei a ela por que não constituira família tendo sido muito bonita quando moça, os mais adentrados nos anos sempre diziam. Ele respondeu: - Rapaz, eu não deixei de a vida de puta porque gostava muito de serr quenga. Adorava. Eu era quenga por vocação. Você anão acredita mas é verdade. E contava as oportunidades que teve de se amigar com um ricaço e de casar com um fazendeiro rico do sertão que se apiaxonou por ela. Mas não conseguiu renunciar a vda no cabaré. Disse: - Só deixei quando ningupem mais me queria, tava véia, sem atrativo, cansada, só servia para dar conselhos.

Mas ela contava causos arretados. Um deles foi seu caso com um cara metido a religioso da cidade, um sujeito rico e carola demais, casado com ma mulher vistosa e bonita. Mas nas quintas-feiras ia ao cabaré se divertir com essa mulher, a hoje quenga velha. Perguntei a ela por que danado aquele sujeito que tinha uma mulher bonita e vistosa ainda prfera a companhia dela. Ela deu uma risada, igualzinha a de Caetana da novela, e dsse: - Meu fio, vou dizer o motivo, esse santarrão tinha uma mulher bonita, mas ela não sabia fazer certs macetes, era fria, ficava ana cama estirada sem participar do brinquedo, sabe? Ele me disse um dia que muitas vezes dizia a ela: - Neguinha rebola um tiquinho, tu ta mais parada que o comércio de vila e povoado. E finalizou: - Rapaz, os homes só procuram as quengas porque as mulé deles são ruins de cama, ficam cm vergonha de fazer o que eé gostoso e prende os homes. E soltou outra risada.

Essa quenga velha foi uma das pessoas mais dgnas que conheci na vida. Incapaz de uma maldade, solidária e pessoa do bem. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/04/2018
Código do texto: T6303930
Classificação de conteúdo: seguro