Quidnunc

Quidnunc







Vamos começar com uma piadinha, para descontrair.

- Dr., meu irmão está louco, ele pensa que é uma galinha.

- E por que você não o convence do contrário? - diz o psiquiatra.

- Porque eu preciso dos ovos.

Woody Allen encerra o filme "Annie Hall”, que por sinal lhe rendeu o Oscar de Melhor Diretor, com essa piada, acrescentada da ruminação de que vezes sem conta nos enfiamos em relacionamentos sortidos onde as pessoas se camuflam com a nossa anuência pela suposição real ou imaginária de se obter algum ganho com isso.

Abril corre para maio com passos de gazela.

Em plena Regênesis, com tanta coisa acontecendo e as atenções permanecem voltadas para uma figura zero essencial, aliás bem ao contrário, supérfluo ao cubo, tipo uma quinta roda, um décimo primeiro dedo, um terceiro mamilo. Credo. Começo a desconfiar que a hipnose é um troço viciante, deve haver algum conforto nesse estado. Entretanto, se a condição do mundo depende da condição da consciência da humanidade, vale o mesmo para um país, e não se pode descartar o grau de periculosidade do sujeito, aí nos vemos, again, entre a cruz e a espada. O preço da omissão é alto demais, além de embutir uma dor moral que não se mede, pois se estende para gerações vindouras. Assim,estejamos vigilantes.


Semana passada, conversando com um amigo que estava lendo o primeiro livro do intrépido Amyr Klink, ele disse que chamou sua atenção a preocupação pertinente do navegante acerca do futuro dos ditos mestres canoeiros de rio e mar, presentes em todo o país de norte a sul, cada qual arquitetando uma tecnologia particular transmitida de pai para filho ao longo das gerações. Na época, 1984, o autor não descartava hipótese de serem uma espécie em extinção. Imagine hoje… Ah sim, temos o ministério da pesca.

Espairecer é preciso, nem que seja por breves momentos.

Se estiver de bobeira no computador, vale conhecer o trabalho da sul coreana ilustradora e retratista Henn Kim. Refrigério. E caso haja tempo de sobra, o youtube disponibiliza a composição "Bubu And His Friends”, do alemão (acho que é alemão) Hans Reichel, utilizando um novo instrumento chamado daxophone. Numa palavra: doideira, pero
mais salutar do que a mesmice chula e rotineira do mainstream televisivo.

A mente precisa voar, pelo menos um tiquinho. E não apenas com novidades, você sabia que o Empire State Building levou, em 1931, apenas um ano e 45 dias para ser construído? Até hoje é um recorde para um arranha-céu dessa altura.

Por fim, para anotar no caderninho, a primeira vez na história que alguém digitou uma letra em um teclado e a viu aparecer na tela do computador foi num domingo, lá pelas 3 da tarde, dia 29 de junho de 1975.

(Quidnunc, do inglês, significa abelhudo)


(Imagem: Trenton Doyle Hancock)
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 09/04/2018
Reeditado em 31/05/2020
Código do texto: T6303978
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.