MEU SEMÁFORO.

Este poema me fora enviado por um amigo correspondente: Isaac. Lá se vão mais de quarenta anos... e se bem me lembro ainda, era este o nome que assinava em suas missivas.

Jamais nos encontramos pelas esquinas da vida. Conheci-o somente por foto e por correspondências, via correio. Embora a sua condição de presidiário naquela época, sempre se dirigiu à minha pessoa de modo respeitoso, educado e sem tirar qualquer proveito em nome da nossa amizade.

Há mais de cinquenta anos, era comum as pessoas se comunicarem e expandirem suas amizades através das cartas, escritas totalmente à mão, seladas e depositadas nas caixas dos correios. Uma forma de contato, recheadas de expectativas, de trocas de informações, de ideias, ideologias, cartões postais, fotos, poemas, demonstrações puras de afeto, alegria e calor humano que eram depositados num simples toque, em papel timbrado ou não.

Assim aconteceram os meus primeiros contatos com pessoas de outros países. Amizades que povoaram meus dias e deixaram saudades.

Digitei na integra, fielmente, o conteúdo do poema tal qual me fora enviado com letra muito caprichada e com desenhos de serigrafia.

MEU SEMÁFORO.

O farol vermelho demorava.

Os motoristas começaram a impacientar-se

e logo todos estavam buzinando,

eu junto com eles.

Tenho encontrado muitos faróis vermelhos pela vida inteira.

Resolvi procurar a razão deles em meu íntimo

e encontrei meu trânsito impedido a muitas pessoas...

- pela mania de achar que me devem;

- por achar que não me dão o devido valor;

- por estar sempre com o coração fechado;

- pelas mágoas, dos choques de relacionamento.

Tudo isto impedia minha circulação:

do sangue, dos negócios, de relações humanas!

Era como se levasse um semáforo vermelho

escondido de mim mesmo, mas que todos percebiam.

Hoje mantenho um guarda para o farol verde,

e descobri espaçosas avenidas

em que transito livremente,

Sem buzinar aos outros e nem a mim mesmo...

Isaac

Obrigada, Isaac. Abraço de sua amiga, Jandira.

Jandira Ferreira Jandamel e Isaac
Enviado por Jandira Ferreira Jandamel em 09/04/2018
Código do texto: T6304278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.