O Ladrão de galinhasFRIZADAS.jpg

Senhor José e Dona Maria, moravam na zona rural, do município de Catalão, Goiás, em uma casa simples, entre dois grotões. Senhor José, era produtor de Leite e ordenhava suas vaquinhas, manualmente, todos os dias, a partir das quatro horas da manhã.
Além do gado, ele criava porcos e galinhas, no seu quintal, que nos fundos, fazia divisa com um lindo ribeirão, de águas limpas e areias brilhantes.
Seu Zé, como era conhecido e sua esposa, eram Evangélicos e quando podiam, saiam da Fazenda, aos domingos, para orar com os irmãos na Igreja da Cidade.
Às vezes, retornavam da cidade, à noite, depois dos cultos e reuniões. Mas certa noite, resolveram dormir na Cidade, na casa de sua filha.
Naquela noite, enquanto eles dormiam na cidade, um Ladrão, foi até o galinheiro de sua Fazenda e roubou cinco galinhas no puleiro, enquanto elas dormiam, mesmo com o latido do pequeno cachorro.
No outro dia, já na Fazenda, dona Maria foi jogar milho para as galinhas e percebeu que faltava algumas.
Ela Perguntou: Zé... ocê vendeu algumas galinhas?
Seu Zé respondeu: Não muié, porque?
Ela: tá faltando umas cinco galinhas.
Ele: Nossa...muié, paguei caro nessas galinhas de cinco dedos.
Obs: Geralmente, as galinhas são de quatro dedos em cada pé.
Seu Zé, era o único Fazendeiro,  na vizinhança, que criava galinhas de raça, com cinco dedos, oriundas de Minas Gerais.
Seu Zé, ligou o seu Gol bola e foi na Delegacia de Polícia e fez a Ocorrência.
O Policial perguntou: quantas galinhas foram roubadas?
Seu Zé: cinco galinhas, de cinco dedos no pé.
O polícia questiona: Como assim? Galinha é tudo igual. 
Seu Zé: não policial, as minhas são de raça, com cinco dedos.
O Policial: tá bom, vamos por a Patrulha rural para localizar.
Seu Zé, voltou para a Fazenda e ficou esperando a investigação.
Cinco dias se passaram e os Policiais não achavam nem as galinhas, nem  o ladrão.
Mas, no sexto dia, quando, os Policiais almoçavam em um Restaurante à beira da Rodovia, molho de galinha, era o prato do dia.
Um dos policiais, colocou um pé de galinha no prato e quando levou à boca, percebeu que o pé, tinha cinco dedos, então, levantou da mesa e perguntou ao proprietário:
Senhor... onde comprou essa galinha, da panela?
O proprietário: comprei três galinhas, de um rapaz. Ele estava de chapéu, em um carro vermelho.
O Policial: não foi cinco galinhas?
O Proprietário: as outras duas, ele vendeu para um Fazendeiro, aqui da região.
O Policial disse: essas galinhas foram roubadas em uma Fazenda, aqui perto.
O dono do Restaurante: não fala!!... Comprei sem saber disso.
Os policiais, terminaram a refeição, logo foram à Fazenda do seu Zé, comunicá-lo.
O Policial fala: Seu Zé, infelizmente suas galinhas viraram refeição. Três delas, foram vendidas para o Restaurante da estrada e as outras, para um Fazendeiro, daqui da região.
Seu Zé responde, nervoso: e quem vai pagar o meu prejuízo?
Os policiais dizem: não podemos fazer mais nada.
Seu Zé, ficou chateado por alguns dias, mas logo passou.
"Mas, nesse mundo, todo mau feito é descoberto e os inocentes, pagam pelos pecadores". 
Certo dia, seu Zé foi convidado para almoçar na casa do Irmão da Igreja, alí na região.
Seu Zé, chegou com a dona Maria e disse: "Paz do Senhor, Irmão João"
O irmão João responde: "paz do senhor irmão zé"
Começaram a almoçar, então seu Zé foi servir, pegou uma cocha de galinha e por curiosidade, pegou um pé de galinha e nele tinha cinco dedos.
Seu Zé, ficou sem jeito, mas perguntou o Irmão:
Irmão João!!! O Senhor roubou minhas galinhas?
Irmão João responde: Não. Irmão Zé, Deus me livre. Não sou pecador.
Então, Irmão, de onde veio essa galinha que comemos?
Irmão João responde: comprei duas galinhas, em frente ao Restaurante da estrada.
Seu Zé: essas galinhas, foram roubadas no meu quintal.
Irmão João: que coisa hem!!! Matei uma, mas te devolvo a outra.
Não irmão, pode ficar com ela, para aumentar a sua criação. Pois você comprou do ladrão, sem saber que eram roubadas.
Seu Zé, levantou da mesa, nervoso, chamou a esposa, se despediu e foi se embora. E disse baixinho: não dá pra confiar nem nos irmãos, muié.
Dona Maria: mas não foi o irmão João, que roubou, Zé. Ele também foi enganado pelo ladrão de galinhas.
Seu Zé: esquece essas galinhas, muié. Nois ainda tem dez galinhas e dois galos.
Dona Maria: É Zé, agora nóis tem que dormir em casa, todo dia. Quando nóis for no Culto, à noite, nóis volta para casa.
E ocê...tem que operar dessa catarata, senão ocê não pode guiar de noite.

Seu Zé e Dona Maria, continuaram na roça, mas muito chateados, pelo roubo das galinhas de cinco dedos. 
 
Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 10/04/2018
Reeditado em 23/04/2019
Código do texto: T6304857
Classificação de conteúdo: seguro