A PRISÃO DE LULA

Quando alguém compreende que é contrário à sua dignidade de homem obedecer a leis injustas, nenhuma tirania pode escravizá-lo.

(Mahatma Gandhi)

Dias atrás vivenciei uma situação muito triste e inesquecível. Estava em meu sítio com minha esposa, mais a faxineira e o jardineiro. Tínhamos acabado de dar uma limpeza geral em nossa casa e podado o jardim, depois fomos prá cozinha almoçar.

Do celular colocado em cima da mesa, ouvia-se a voz grave inconfundível do ex-presidente Lula. Ele, após a homilia da missa que homenageava sua falecida esposa, proferiu um discurso emocionante. Tal evento religioso foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e assistida pelos simpatizantes no Brasil inteiro e também em outras partes do mundo.

Palavras inteligentes, firmes e sinceras, que tocaram profundamente os presentes naquela celebração litúrgica e outras centenas de milhares de pessoas pelo mundo a fora. Naquele momento , o silêncio pairou sobre todos nós e certamente, em inúmeros lares. As lágrimas foram os únicos protestos que conseguimos esboçar.

Meus colaboradores nunca tinha tido antes, a oportunidade de ouvir um discurso de Lula. Contudo, Eles como nós, foram levados pela emoção indescritível de presenciar o prenúncio de uma injustiça histórica que irá certamente macular para sempre a justiça brasileira. Pois, após a missa o ex-presidente se entregou a polícia federal para cumprir uma pena por um crime que não cometeu.

Por outro lado, nunca se viu tanta gente solidária junta. Movimentos populares, sindicatos, partidos políticos, representantes de credos religiosos e também a presença da imprensa internacional. Enfim, eles estavam ali juntos apoiando o presidente lula. Obviamente, indo em direção oposta aos seus algozes. Que definitivamente, não admitem a possibilidade de uma liderança operária conduzindo o país.

Na verdade, o objetivo dessa gente insensata foi encontrar um “bode expiatório” para os problemas econômicos da conjuntura nacional. Portanto, ao lado do apoio, observaram-se também manifestações ostensivas de ódio e intolerância. Muito embora, não existirem provas, apenas convicções como admitiu o promotor da “Lavajato,” sobre a culpabilidade de Lula.

Por outro lado, intelectuais, artistas em sua grande maioria, pessoas notadamente mais sensíveis e de uma visão mais aprofundada sobre a vida, se solidarizaram imediatamente com Lula. Quem está contra? – o grande capital e a mídia controlada pelos primeiros. Infelizmente, outros tantos seduzidos pela influência dos meios de comunicação. A maioria deles acha chique ficar do lado dos mais poderosos!

Contudo, Os apoios a Lula vêm de todas as partes do planeta. Os jornais mais importantes do mundo destacaram em suas publicações a importância do ex-presidente no combate a fome. Assim, por mais que o juiz que o condenou insista em dizer que sua prisão deu-se por crime comum, ela na verdade foi essencialmente política.

Tudo isso demonstrou sem sombra de dúvida, que os verdadeiros donos do poder não encontraram outra forma de enfrenta-lo. Assim, recorreram ao encarceramento, para calar de vez sua influência sobre grande parte dos brasileiros. Entretanto, não esperavam a enorme resistência imposta pelo povo.

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 10/04/2018
Reeditado em 27/04/2018
Código do texto: T6305146
Classificação de conteúdo: seguro