Estocolmo

Entre um pigarro e outro, uma tragada lenta e os olhos meio lacrimejantes se lembrava do passado:

- Já te contei do emprego que tive que não podiam saber que eu tinha filhos?

E ria um riso longo que provocava mais pigarros e terminava em tosse !

- Sim, eu tive um emprego que quando entrei já me falaram - esconde que você tem filhos, eles demitem na hora! Mas eu sou boa em mentir ! Escondi por quatro anos !

- Será que eles não desconfiavam mas achavam melhor que ficasse assim?

- Não, eu sou boa em mentir. Um dia quase descobriram, ligaram da escola, meu filho havia se cortado. Acharam que era trote e todos riram ! Eu disse que não me sentia bem e saí. Nem desconfiaram. Eu minto muito bem !

- Droga de cigarro. Não sei porque ainda fumo ! Comecei cedo, num emprego, já te contei? O patrão fumava, oferecia a todos, todos fumavam. Eu tinha medo de não aceitar e comecei. Não parei mais !

Outra tragada, mais pigarros, mais tosse !

- Precisava fazer um exame, mas o plano não cobre. Preciso cumprir meta e tentar upgrade no plano.

- Porque você não tenta a rede pública?

Mais uma longa risada

- Eles vão marcar pra daqui há meses, já devo ter morrido !

- Mais rápido que conseguir o upgrade, não acha?

Balança a cabeça em sinal de dúvida ou negação, quem sabe.

- Em outro emprego era o marido que tive de esconder. Patrão não queria mulheres casadas por perto. Casadas tem horários, fins-de-semana ! Escondi marido e o filho também.

- Saiu ou te demitiram?

- Acordo ! Mas no final nem mentia mais porque já estava separada mesmo !

Silêncio, fumaça, pigarros !

- Aquilo (aponta ao longe um carro de sindicato), aquilo que acaba com a libertade ! Trabalhar como escravo, prefiro a morte !

Estica o último cigarro ao máximo. Terminá-lo significa voltar ao batente !

- Se pudesse usava esse dinheiro para viajar pra Estocolmo - fala lentamente enquanto joga o último centímetro de cigarro e prepara-se pra voltar - Me ligo àquela cidade. Conheci no emprego passado ! Não sei o que acontece. Estocolmo tem algo de mim !

Samuel Bin
Enviado por Samuel Bin em 16/04/2018
Código do texto: T6310447
Classificação de conteúdo: seguro