Ei Pai! Ei mãe! Eu não estou bravo com vocês

"Era uma rua inteira cheia de crianças.

Esses muleques cresceram, quando adolescentes toda noite a gente se encontrava ali na esquina da rua pra conversar.

Mas, a cada encontro tinha um a menos, um a menos, um a menos.

até que...uma semana eram 5, na outra 4, na outra 3.

Na última, éramos só 2.

Aí pedi pra minha mãe pra me tirar do bairro.

Tive medo de ser o próximo".

Meu amigo confessou durante uma conversa comigo. Tão triste.

E tenho certeza que você já viu isso aí na sua rua...sua cidade.

A gente tem tanto em comum e nem imagina.

Eu fiquei tão pensativa; lembrei da música "Smile" do Tupac...

"Meus tempos de criança foram gastos enterrando meus amigos no cemitério".

Contei aqui nos dedos das mãos e pés e faltou dedo. Muita gente já se foi.

Tô consternada.

Você que era irmã, prima, tia, mãe, avó, amiga de alguém que foi arrancado da sua vida....você que já perdeu um parente, amigo, namorado, pai ou irmão.

Perdemos muitos pelo crime, pela droga, violência e pela pobreza.

Falta de amor mata. Falta de família estruturada, de uma sociedade justa, de um governo íntegro.

Mas, zêlo demais também mata... cuidado mãe e pai! Se você tentar dar o melhor pro seu garoto você estará colocando um alvo bem nas costas dele.

Aquele que cresce sem opções culpa aquele que tem, quer tomar para sí, quer o melhor que a vida tem a oferecer, e quem não quer?

Um tênis da hora, uma jaqueta, hoje um smartphone legal...

Na música "a vida é um desafio" dos Racionais, o mano Brown canta: "Como fazer melhor? Você está 100 anos atrasado pela escravidão, pela história, pelos traumas pelas psicoses....você vai escolher o que tiver mais perto de você...o capitalismo te obriga a ser bem sucedido...mas o sistema te limita".

Porque o grupo fez sucesso com essas letras? Do que ele está falando? Não é só racismo, é uma vida, toda lona, barraco, casa, mansão tem um jovem, perdido em suas dúvidas, medos, insegurança.

Porque todas as pessoas que eu citei lá no quarto parágrafo se identificou com as letras alguma vez na vida.

Aí vem alguém e diz, que as pessoas gostam de se vitimar, usar a causalidade para justificar o crime, bandido bom é bandido morto.

Mas ANTES de entrar para alguma facção ou vida bandida, como foi a curva do gráfico da vida desse ou dessa adolescente?

Esse é o ponto.

E eu já vi isso aí muitas vezes...muitas mesmo.

Eu afirmo, nós seres humanos nascemos com pré-disposição para o mal tá.

É na infância para adolescencia que expomos nosso caráter, cabe a família em parte ser responsável em moldá-la e a sociedade pela outra parte, seja escola, trabalho ou convívio com outros indivíduos.

A única alternativa é a educação. E ainda assim é uma luz lá no fim do túnel.

Citando mais uma vez meu querido Tupac..."As atividades são fortes pra ficar pensando em cultura".

Quantas refeições você faz por dia?

Para garantir um bom funcionamento do cérebro o certo é no mínimo quatro.

Assim como comer todo dia, deveria ser também a abordagem com os jovens, educação, cultura, família, saúde, e eu até me arrisco a incluir religião (sem citar preferência aqui). Pra dizer o mínimo.

Jovem é inteligente, curioso, enérgico, ansioso e tem uma ilusão que a vida tem que ser vivida de uma vez.

O que podemos fazer? Quando adolescente me sentia engolida igual uma pílula.

Sem saber pra quê vim e pra onder ir nessa Terra. kkkkk.

Tire o traseiro cadeira e as mãos do celular. Mais do que falar, a melhor forma de ensinar é o exemplo.

Se sua filha cresce vendo você apanhando do seu marido ela provavelmente vai apanhar do companheiro dela, porque via isso em casa, pode achar natural apanhar. Pode, não generalizo.

Seu filho cresce vendo o pai batendo na mãe, ele pode achar que é natural homem espancar mulher, é assim pra tudo na vida, quem já viu criança fofoqueira, mentirosa, ladra, eu já vi até criança homofóbica. É de arrepiar. Tenho vontade é de jogar água benta. kkkkkkk

Quando a família é estruturada o adolescente ainda consegue recorrer, pedir ajuda, quando não, é perdição na certa, e quando a família tem desvio de caráter? A quem se recorre?

Como poderá a justiça devassar o interior do lar doméstico e ingerir-se no governo da casa do cidadão. Que abomináveis e hediondos mistérios não se passam nas residências, segredos, abusos mais escondidos que o mistério da vida!

Quem perdeu o filho sabe que não somos possuidores de nossa liberdade.

Na época da escravidão um humano possuía outro, se dizia dono de outra alma que nem mesmo ela presa a seu corpo a possuía. As pessoas colocam filho no mundo porque acham bonito, dá arroz e feijão e solta no mundo sem saber o que ele vai virar. MAS EU LHES DIGO.

OU ELE MATARÁ OU ELE SERÁ A VÍTIMA

Isso é fato.

Só gente que a mão do chicote não é invisível. Vivemos num planeta, fechadinho e redondinho. Não tem pra onde correr, somos todos responsáveis pelas nossas escolhas, a conta vai chegar.

os pais vendem-se tanto que ninguém mais compra.

tá aí, os filhos dão a vida de graça.

Priscila Ferrer
Enviado por Priscila Ferrer em 17/04/2018
Código do texto: T6311082
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.