Conversando com o primo Adolpho José Machado

De: Adolpho José Machado (primo) Vila Albertina – SP

15 de abril de 2010

Para: José Carlos de Oliveira

JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA (Porto Ferreira – SP)

ELZA BONO (Londrina – Paraná)

Adolpho José Machado relatando sobre as origens da família Machado Nossos trisavós e a sequência dos ancestrais paternos.

Eram o casal de pais dos meus dois bisavós – irmãos Manoel de Paula Machado e Emigdio Antônio Machado, toda a irmandade compondo a família:

FRANCISCO ANTONIO MACHADO e LUCRECIA MARIA DO ROSÁRIO – naturais da atual Santana do Garambeu – MG e moradores à época, de Ouro Fino-Borda da Mata – MG.

Nota importante: Consta que o sobrenome ou nome de família do genitor de Francisco Antônio Machado, era Costa e Silva. Machado era um grande amigo e fornecedor dele, residente no Rio de Janeiro. Em uma das vezes em que lá esteve, ao voltar, nasceu Francisco Antônio, seu filho que pela família, deveria ser Costa e Silva, mas, em homenagem ao amigo, foi registrado com o sobrenome de Machado, surgindo daí a família Machado.

Eles tiveram os seguintes filhos:

Francisco Antônio de Paula Machado

Emigdio Antônio Machado (*) - (meu bisavô materno)

Manoel de Paula Machado (**) - (meu bisavô paterno)

Messias de Paula Machado

José Antônio Machado – (tio Juca)

Salvador Antônio Machado

Venâncio Antônio Machado

Moisés Antônio Machado

Maria do Carmo Machado

Vicência Amélia Machado

Maria Gertrudes Machado

Luciana Maria Machado

(*) Filhos de Emigdio Antônio Machado (meu bisavô materno)

Adolpho Júlio Machado (*) meu avô materno

Francisco Machado (tio Quito)

Serafino Machado

Bento Machado

Renerio Machado

Maria Júlia Machado

Martiminiano Machado

(*) Filhos de ADOLPHO JÚLIO MACHADO (meu bisavô materno)

Homens:

José Adolpho Machado

João Baptista Adolpho Machado

Francisco Adolpho Machado (casado com tia Benta, irmã do meu pai)

Emigdio Antônio Machado

Bento Adolpho Machado

Sebastião Adolpho Machado

Mulheres:

Julia Maria Machado (*) (Julia Maria de Oliveira, minha avó paterna J.C.Oliveira)

Maria Machado

Lindolpha Machado

Ibraina Machado

Anna de Jesus Machado (minha mãe)

Filhos de Manoel de Paula Machado (**) (Meu bisavô paterno)

Sebastião de Paula Machado (*) (meu avô paterno

Eufrauzino de Paula Machado

Ludgero de Paula Machado

Deocresio de Paula Machado

Bento de Paula Machado

Maria Salomé Machado Ana Inácia Machado

Petronília Machado

Antônia Machado

Filhos de Sebastião de Paula Machado (meu avô materno)

Benta Alves Machado (casada com tio Francisco Adolpho, irmão de minha mãe

Manoel de Paula Machado (meu pai)

Benedito de Paula Machado

Antônio de Paula Machado

Depois de conversar com o primo Adolpho José Machado, entrou também na conversa pela internet a prima Elza Bono (Londrina-Paraná).

Elza: Achei a certidão de casamento dos meus avós maternos. É de onde vem nosso parentesco maior, eu acho. Pais do meu avô José Francisco Machado. Francisco Emilio (ou Emídio???) de Assis Machado e Maria Emília DE OLIVEIRA (ela, irmã do meu avô paterno Venceslau Franco de Oliveira, o Caboclo. Pais da minha avó Maria Joaquina: Venâncio Antônio Machado e Maria Francisca de Paula. Veja se você consegue localizá-los! Abraços!!!

Elza: Francisco de Paula Ferreira, era o pai da minha bisavó materna, eu tenho certeza! Minha avó Joaquina, irmã do tio Leão Salles Machado, sempre falou que o avô dela tinha esse nome. Se era mesmo, ele era avô também da minha tia Lourença casado com o seu tio José Osório de Oliveira (tio Oliveira), pais do Candido! Eeeeecca, que confusão. Mas acho que vou entender agora o nosso parentesco.

Adolpho José Machado: Primo José Carlos. Interessante é notar que para os Machados, primo é primo e não interessa o grau. Tanto faz! Creio que é devido ao parentesco de ambos os lados, pois, no século XIX e princípios de XX, nos familiares casavam-se entre eles. Havia até casos de tio com sobrinha e vice-versa.

Esta turminha de descendentes da família da minha tia Júlia e da minha prima-irmã Mariquinhas, são também meus primos por parte do meu pai, já que os bisavós todos, paternos e maternos eram irmãos. No caso, os bisavós Emigdio e Manoel de Paula, respectivamente avós paternos, do meu pai e da minha mãe. Até que não é difícil (???) rrrsss.

Estou colando aqui a resposta que enviei ao Candinho e que também serve para você, de certa forma: Sim primo. E por parte dos seus avós maternos também somos primos. Um pouco mais longe, mas somos. Seu Leão Salles Machado e da Lourença), acho que, pai do Leão Salles Machado e da Lourença), como o chamávamos em criança, era sobrinho dos meus bisavós Manoel de Paula e Emigdio Antônio (dois irmãos do pai dele) o Salvador Antônio Machado). Portanto, a sua avó paterna, irmã da minha mãe, era prima do Leão, pelo avô dela, o Emigdio Antônio.

Primo José: Talvez pelo motivo de só se referirem à ele, Venceslau, pelo apelido de “Cabôclo”. Deve ser o Venceslau Franco de Oliveira, (Cabôclo) casado com Maria José Machado, minha prima-irmã, sobrinha de sua avó Julia (minha tia).

Primo José: A pergunta que fiz ao Candinho, ficou no ar até o momento. Eu quero saber os nomes do casal de avós maternos dele, pais da Lourença e do Leão Salles Machado. Expliquei à Elza quanto ao seu parentesco com ela pelos Machados. Só ainda não entendi o que o marido da tia Julia, sua avó, ou seja seu avô José Osório de Oliveira foi do Venceslau, o “Cabôclo”, avô dela. Elza. Creio que essa parte você deve saber “descaroçar” rrrrsssss.

Mercedes Liberato Shibuta também entrou na conversa

De: Ponta Grossa – Paraná

Zé Carlos adoro suas histórias! Que bom que você se preocupa com tudo isso, fico agradecida. Você é muito inteligente e sabe lidar com computador que é uma benção este brinquedo, vai um abração. Parabéns querido primo! Tendo um tatu assim, para que mexer? É só esperar, abraços.

Alo Elza, agradeço as informações, no caso teria como você escanear a certidão deles e mandar por email? Eu tenho uma pasta com de 50 certidões de parentes. Pois é prima, isso é um verdadeiro balaio de gatos, rrrrssss, no bom sentido. Obrigado pela informação, e quanto a minha bisavó Maria Massola de Oliveira e Francisco de Paula Ferreira.

Primo José, sendo assim, é meu primo-irmão de Ibitinga que nós chamávamos de José do tio Emigdio irmão da mamãe. Note que esse meu tio recebeu o nome do avô, Emigdio Antônio Machado. Com exceção do meu bisavô paterno, Manoel de Paula, todos os irmãos tinham Antônio no nome.

Soubemos, certa vez, que ele e o irmão Margarido, saíram de Ibitinga com destino ao Paraná mas nunca soubemos o nome da cidade ou eu não me lembro. Parece-me que o Margarido foi compositor de músicas caipiras.

Se alguém por aí descobrir que esse José Francisco tinha um irmão com o nome de Margarido, seu avô José estará identificado com toda a precisão necessária! Só me lembro de que por volta de 1934 (eu com 5 anos) quando vi esses dois irmãos, meus primos.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 18/04/2018
Código do texto: T6312319
Classificação de conteúdo: seguro