Palavra da vez

Havia um programa na tevê, acho que no começo dos anos 70, os mas adentrados nos anos devem ser lembrar, que se chamava "A palavra é...", salvo engano (me engano paca), em que o apresentador dizia auma palavra e os concorrentes tinham que cantar o verso de ma música que tivesse essa palavra. Por exemplo: sapo. Aí o concorrente, cantarrolava um pedacinho da música de Noel, "Hoje eu estou pulando como sapo pra ver se escapo desta vida de urubu", e ganhava um ponto. Chico Buarque e Caetano Veloso eram craques na arte de lembrar versos de músicas.

Na verdade, fiz este preâmbulo que, talvez, não tenha nada a vr com o que vou comentar, mas apenas para enfatizar o vocábulo palavra. É que toda época tem palavras que são muito usadas nos debates políticos, como foi o caso de entregistas, integralista, pelego, subversivo, comunista e mais adiante petralha, coxinha, mortadela, golpista... Desnecessário dizer que o termo pega e ningupem se livra dele, é melor não esquentar.

Agora surgiu um que foi usado tamabpem no passado, mas que voltou com gosto de gás e, ca pra nós, com certa razão. Refiro-me à palavra fascista. Tem muita gente com raiva, achando que é injusto se chamar algupem de fascista por discordar da esquerda ou de posicionamentos em favor dos avansços sociais, que essa palavra tem outro sentido. Tem mesmo? Qual? Os camisas pretas de Mussolini não eram intelectuais e nada sabiam da doutirna fscista, mas ainda assim eram fascistas. Facista é, na minha opinião, quem se coloca contra os avansços sociais, os direitos humanos, a democracia, quem condena sem povas cabais, enfim, quem searvora em dono do mundo.

Vai ser difícil alguns personagens impedir esse grito e fascistas que estpa ecoando do Oiapoque ao Chuí. Tá grundando mais que carrapato, é difícil não entender o que é fascista. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/04/2018
Código do texto: T6315131
Classificação de conteúdo: seguro