O MARTIR DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA... 16h43min. (Com algumas conjecturas).

Quem vive em permanente “ócio”, parece que todo dia é feriado, mas hoje não deixa de ser um feriado importante, uma pessoa com somente 45 anos,* sacrificou sua vida por uma causa nobre, pois aspirava um país independente, a fim de que os brasileiros seguissem o seu próprio destino, sem as “amarras” de um povo que veio de além-mar, e que se sentiam “donos” destas terras...

O Brasil fazia tão somente 292 anos que fora “descoberto”, em comparação a velha Europa, era uma “criança” que estava despertando para vida. E este país continente, com imensas riquezas em seu solo, também despertara o interesse de outros povos, tanto é que Holandeses, Franceses, Espanhóis, aqui também aportaram com o intuito de se apossaram de suas riquezas, porém, couberam aos Portugueses, as benesses de aqui se fixarem, fazendo de nosso solo sua segunda pátria...

Aos idealistas da época, houve o desperta mento dos ideais de liberdade, que algo inato aos seres humanos, pois ninguém nasce para ser “escravo” de outros povos, os ideais liberta tórios foram descoberto, uns foram exilados, mas coube a ele servir como “exemplo” , pois os que vieram das distantes terras de Portugal, jamais permitiriam que sua “colônia” fosse libertada...

Quis o destino, que apenas 30 anos depois de seu sacrifício, este país se tornasse independente, e pudesse escolher os seus próprios caminhos, foi quando o “traidor” se tornou um herói, “escolhido”, - muito embora isto em absoluto tire os seus méritos – pela recém inaugurada República, que viu nele um símbolo, de patriotismo para implantação do novo regime...

Duzentos e vinte e seis anos já se passaram após sua morte, o regime monárquico, que libertou o país se foi, após 67 anos de relativa estabilidade política e econômica, e o Sistema Republicano completará em novembro 129 anos, de avanços e retrocessos, pois as “crises” tem sido permanente, em estão agravadas neste atual momento por um país dividido entre os “prós” e os “contras”, e o líder máximo dos ideais de uma “republica bolivariana”, está preso e afirmando que é inocente...

É evidente que sempre há esperança em dias melhores, pois os mais de 200 milhões de brasileiros precisam seguir suas vidas, manterem ou conseguirem um novo emprego, pois uma renda mensal dá à dignidade a pessoa, para suprir suas necessidades, e não depender de “esmolas” dos governantes, que os mantêm “reféns” do atual sistema... 17h26min. Curitiba, 21 de abril de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://www.mensagensespiritas.xyz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

*Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ocupação: dentista, militar, ativista político. Nascimento: 12 de novembro de 1746, Fazenda do Pombal. Morte: Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792 * nomes e datas compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/04/2018
Código do texto: T6315192
Classificação de conteúdo: seguro