QUAL SISTEMA DE GOVERNO DEU CERTO NO MUNDO?

A inteligência que nos foi dada tem limites, cada um ser humano tem seu grau. Os de menor grau são facilmente capturados por imaginosos sistemas enganosos. Falta avaliação mínima e profundidade nenhuma. Costuma-se chamar essa banda de “inocentes úteis”. Massa de manobra fácil.

Não é necessário ser uma águia que está nas alturas, tudo enxergando, para perceber simplicidades provadas, demonstradas. Os enganados, pela “captio diminutio” cerebral, vencidos pelos que enganam, mais sagazes, não saem da patinação das sinapses. Não há passagem larga para a rede elétrica dos neurônios. Esteve em moda um tal “foro de São Paulo”, já falido pelo atraso em pensar. Já ficaram na estrada uma primeira vez, nos devem anos de exceção seus adeptos. Parece ser o alfabeto que entendem, o fuzil.

As enormes restrições ocorrem por um simples motivo, a medida de nossa inteligência.

Ocorre não só em sistemas políticos, mas na mercancia da fé, seja qual for, por migalhas ou fortunas, que cobra e vende serviços e milagres como granel, como acontecido no Maracanã tempos atrás, onde se disse que todos jogassem os óculos fora, pois iriam enxergar, era a exploração dessas insuficiências, exploração de infantilizados. Cestas de óculos se encheram, no imediatismo e dia seguinte, ninguém enxergava.

Assim é com tudo na mediania da percepção.

O liberalismo e o sistema conservador de mercado se encontram nos países que têm mais estabilidade e plenitude de direitos egressos do Estado no mundo moderno. Todas as outras inclinações que desses princípios se afastaram abortaram seus passos pelo insucesso de suas sociedades.

Alguns migraram em parte ou totalmente para o liberalismo e conservadorismo, para a ordem econômica do mercado ortodoxo, diante do insucesso nos regimes de exceção em que viveram, Rússia e China por exemplo.

Não se diga que só nos EUA, país continental de maior renda “per capita” do mundo, como continente, atingiu o melhor patamar de ideograma de vida, mas também Canadá, e países clássicos da Europa, onde vigora com sucesso o sistema.

Infectados antes por ideologias restritivas, de exceção, os pequenos tigres asiáticos tiveram estrondoso sucesso, Cingapura, Taiwan, Hong Kong e outros, implantado o sistema liberal, antítese do fascismo de Mussolini, forte nas ditaduras da extinta esquerda.

Perguntem aos habitantes desses locais se querem vir para a América das restrições, onde venezuelanos famintos fogem para as fronteiras, infectados por doenças transmissíveis, e ilhéus cubanos estão presos em uma ilha passando necessidades e sem liberdade de expressão.

Por que toda a Alemanha, unificada após a queda do “muro” de Berlim, se estabilizou no sistema liberal, sendo o quarto mais rico país do mundo, depois de uma surrada parte, a oriental, ter sido submetida ao disparate imbecil do comunismo? Pela adoção do sistema liberal de mercado e salvaguarda das liberdades fundamentais.

Contra fatos não há argumentos,ouço esse jargão popularesco a que dou pouca importância, mas tem lá suas razões como destaco, prefiro o "contra o absurdo se contrapõe a certeza". Mas existe o “phatos”, esse estado mental que tratamento junguiano talvez resolva em parte.

Não há progresso, mínimo seja, onde se exclui a liberdade, em todos os sentidos, liberdade plena, de ir e vir, de mercado econômico e de livre expressão.

O que o mundo avançou deve ao sufrágio das liberdades todas, antes sufocadas,faz tempo. Não há mais espaço para a estupidez. A história provou. Quem não bebe dessa fonte é preso de sua própria vontade, liberdade para a qual se nasceu naturalmente.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 23/04/2018
Reeditado em 23/04/2018
Código do texto: T6317255
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.