Escutar e ouvir

Nas idas e vindas ao trabalho, distante do meu lar vinte e cinco quilômetros, faço uso do transporte coletivo (três) e meio sonolento e saudoso de minha doce cama, tiro alguns cochilos com o balançar do ônibus.

Ouço muitas vozes, ou melhor as escuto, pois não dou muita atenção. Há porém diálogos em que ouço e entre escutar e ouvir para mim é diferente, aquilo que dou atenção estou ouvindo. Um motorista e cobrador tem me mostrado que vale a pena tratar todos com educação e bom humor. Enquanto alguns passageiros reclamam da vida, o cobrador mostra um belo sorriso e diz: - Calma! Tudo vai dar certo. Motorista recebe sinal do passageiro cadeirante para parar, então ele sai do seu lugar e vai acionar o elevador do coletivo para levar ao seu lugar o passageiro especial e sempre feliz ainda grita: "Vai Corintia"! Outro dia uma senhora estava sendo empurrada com violência por outra passageira cheia de sacolas de compras de super mercado. Outra pessoa toma suas dores e disse: -Xinga ela, onde já se viu isso! A senhora bem calma retruca: - Pra quê? Vou descer logo.

Aprendo com isso também, pois a viagem é curta e a gente desce logo!

Na vida deve ser assim: Ignorar o que escutamos e dar atenção ao que ouvimos, qualquer um pode em qualquer momento ser nosso mestre nessa escola da vida.

-Ósculo e amplexos!