Tempo, Tempo, Tempo...

Sempre penso em algo que me faz rir, mas também me mete medo: o fluir incessante do tempo. Fico pensando em como, quando adolescente, achava que o tempo demorava demais a passar. Que desejo eu tinha que passasse depressa para virar adulto, mas o danado do tempo permanecia andando a passos de tartaruga. Como eu era ingênuo: o tempo não pára. Hoe, véio, penso justamente o contrário:acho que o tempo está, como se diz no inyterior, comendo farinha, passando ligeiro, correndo demais, numa velocidade incrível, a jato, quando menos esperamos vira o ano, e a marcha regressiva se acentua.

Adoro uma música de Caetano Veloso onde ele canta num verso e define um pouco o tempo: "Compositor dos destinos/ Tambor de todos os ritmos/ Tempo, Tempo, Tempo/ Entro num acordo contigo/ Tempo, Tempo, Tempo...".

Mas nunca esqueço o poema Tempo do grnde Mário Quintana: "A vda é o dever que nos trouxemos/ para fazer em casa./ Quando se vê, já são seis horas!/ Quando se vê, já é sexta-feira!/ Quando se vê, já é Natal.../ Quando se vê, ermina o ano.../ uando se vê, perdemos o amor de nossa vida./ Quando se vê passaram 50 anos! / Agra é tarde demais para ser reprovado.../ Se me fosse dado um dia,/ outra oortunidade, eu nem olhava o relógio./ Seguiria sempre em frenete e iria ogando pelo caminho/ as cascas douradas e inútil das horas". Bingo!

Tambem gosto demais de uma definição do tempo de um escritor russo, Turgueniev: "O tempo às vezes voa como um pássaro, e às vezes rasteja como um verme, mas as pessoas sao mais felizes quando nem reparam se o tempo passa ligero ou devagar".

Sim, hermanas e hermanos, sei que esse papo está qualquer coisa de chato, na verdade o tempo, como disse São Paulo, é o senhor da razão. É ingovernável e operário padrão não pára para descansar, não tira férias, é obsessivo no seu trabalho, então é encarar ele como o condutor da nossa finitude e priu. Mas apenas porque gosto da música vou transcrever outros versos da "Oração do Tempo" de Mestre Caetano Veloso:

"E quando eu tiver saido/ Para fora do círculo/ Tempo, Tempo, Tempo/ Não serei e nem terei sido/Tempo, Tempo, Tempo.// Anda assim acredito/ Ser possível reunirmo-nos/ Tempo, Tempo, Tempo/ Noutro nível de vinculo/ Tempo, Tempo, Tempo...".

Pardón pela chatice. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/04/2018
Código do texto: T6318858
Classificação de conteúdo: seguro