FALANDO SOBRE GENEALOGIA, FAMÍLIA MACHADO

Conversando com o primo Adolpho José Machado

Recebi uma apostila da prima Ana Laura Machado, filha do primo Adolpho José Machado, (se estivesse vivo iria completar 88 primaveras no jardim da vida), que nasceu em 25 de abril de 1929, na cidade de Ibitinga-SP, filho de Anna Maria de Jesus e Adolpho Júlio Machado, que em vida tive a oportunidade de conversar pela internet e duas vezes via telefone.

Dizia ela naquele oportunidade que um parente dele por nome Antônio de ARRUDA DANTAS editou um livro com o título LUCIANA MARIA MACHADO (Pioneira e Matriarca), Editora Pannartz – São Paulo – 1981. Já tinha esquecido de que ele falou sobre este livro, enfim acredito que a prima Ana Laura leu sobre o assunto e me enviou, a nossa conversa foi em 2010.

Acredito que em razão de que Arruda Dantes ter um bom relacionamento com a igreja católica lhe facilitou a pesquisa na Cúria Diocesana sobre a família Machado, que tem ligações também com a família Costa e Silva (1702), neste ano de 2018 vai completando 316 anos.

Segundo uma frase em latim “Qui scribit, bis legit”, que significa: Quem escreve, lê duas vezes, e que neste caso, quem digita lê também duas vezes, resolvi digitar todo conteúdo da apostila.

Durante alguns anos resolvi pesquisar meus ancestrais paternos e maternos, sendo que tudo começou quando lembrei de que certa ocasião, tempos de criança fomos visitar o Cemitério Velho de Porto Ferreira – SP.

Por obra do destino acabei sendo chefe do serviço funerário de Porto Ferreira, respondendo por dois cemitérios, o velório, enfim por todo assunto referido ao setor, aposentei em novembro de 2018.

Tratando-se de genealogia o site https://www.familysearch.org é especializado, sendo uma boa fonte de informações.

O tempo passou, deixei de lado essa atividade tão importante pra mim, em razão de ter problemas de saúde, mas agora aposentado voltei a me dedicar ao assunto de genealogia, para passar o tempo, e a cada descoberta de um ancestral ou mais, me dá um grande prazer.

Ontem 25 de abril de 2018, consegui lembrar da minha senha e entrei no site https://www.familysearch.org., e achei muitas informações sobre FRANCISCO ANTONIO MACHADO(1798) e LUCRÉCIA MARIA DO ROSÁRIO (25/10/1801) Santana do Garambéu, Minas Gerais. No momento sou também um voluntário do respectivo site de genealogia, mesmo não sendo membro da entidade religiosa.

“E não importa se os meus ancestrais foram nobre ou plebeus, o que importa é a história”, e vamos adiante pesquisar até onde for possível, e nesta história os “Costa e Silva” vieram de Portugal.

Porto Ferreira, 26 de abril de 2018

José Carlos de Oliveira (Tangerynus)

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 26/04/2018
Código do texto: T6319447
Classificação de conteúdo: seguro