O QUE É ÉTICA?

A ética está relacionada ao comportamento moral do ser humano e sua postura social, segundo Maquiavel, é o bem geral, e não o interesse particular, já Platão, acredita na Ideia perfeita, boa e justa que organiza a sociedade e dirige a conduta humana, para Sócrates, o sujeito ético, é aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação e a essência dos valores morais, e para muitos diz respeito diretamente ao nosso caráter...

Mas na prática, ser ético pode ser muito mais simples do que a filosofia explica e muito maior do que belas palavras descritas pelos grandes filósofos há séculos, talvez ser ético seja apenas nossa obrigação perante a sociedade e nossa convivência em grupo e consequentemente nossas ações perante outrem.

Em tempos tão difíceis de vivenciarmos essa palavra e se pensarmos no mal que sua falta faz para toda sociedade, sociedade essa onde vivem, eu, você, nossos pais, nossos filhos, nossos amigos e todos que amamos, e que dissemina a imoralidade, a deslealdade e o pensamento egoísta e maldoso do “ganho a qualquer custo”... ser ético passou a ser uma qualidade, um adjetivo e não apenas um substantivo comum entre nós humanos.

Ser ético é não deixar se envolver por ambientes contaminados, muitas vezes pela corrupção e o domínio daqueles que em algum momento receberam a confiança, não ceder ao sistema que beneficia poucos e acaba com a esperança e a dignidade de muitos e que conforme o próprio nome diz, em algum momento volta em formato de destruição em proporções imensuráveis, como um sistema viciante.

Ser ético é estarmos tranquilos com nossa consciência, cumprindo com nossa condição de pai, de mãe, de filho, de companheiro, de cidadão... devolver ao universo tudo que ele nos oferece, com integridade, justiça e honestidade em qualquer situação, seja ela qual for!!!

Ser ético é poder sentir nos olhos das pessoas que amamos, que estamos fazendo o bem comum, para uma cidade melhor, um bairro melhor, uma casa melhor...poder sentir o orgulho que as pessoas que estão ao nosso redor sentem de nossos atos e decisões, sentir que nossos valores vão muito além de números, cargos e bens, sentir que nossos pais e filhos, onde quer que estejam estão orgulhosos dos caminhos que percorremos até aqui....

Ser ético é deixamos transparecer em nossas ações os verdadeiros valores da sociedade em que vivemos, é crescermos de maneira digna, sem desejar o mal alheio, é colocar na prática os aprendizados tão difíceis que vivenciamos e que muitas vezes vieram em forma de obstáculos, Ser ético é assumir nossos erros, nossas responsabilidades, assumir os caminhos percorridos...

Ser ético nada mais é do que agirmos de forma correta, apenas seguindo o caminho do bem, caminho que por mais longo e cheio de obstáculos que pareça, sem dúvida é o único caminho que devemos seguir, um caminho tranquilo e confiável, e que ao final, com as recompensas que a vida nos trará, teremos a certeza que ser ético vale muito mais que a pena, vale o reconhecimento de ser um cidadão de bem.

Suas atitudes podem mudar a cada segundo, ser ético também é mudar de caminho, independente do caminho já trilhado.