Memória dos Cheiros de um Menino que Sonhava
 
Ah, se eu pudesse voltar...
Ah, se eu pudesse  voltaria naqueles anos em que eu era ingênuo adolescente de 12 anos e achava que a vida acontecia em passes de mágica ou tudo era muito maravilhoso...  ou tudo era medo. Medo de assombrações. Mas os sonhos venciam toda sombra.
 
O sonho era ser um pintor de telas. Acho que esta era a moda da geração daqueles idos tempos. Ou, assim se sonhava quase todos, era ser pintor ou era se psicólogo. Eu queria a Arte. Outros filosofavam.
 
E escrevo este relato por ter minha memória movida a cheiros e odores e chegou agora aquele cheiro de quando meu pai comprou  aquele  chalé e para ele mudamos.  Tudo era odor. Odor de peroba: resina que ritualmente era emplastado nos móveis daquelas sextas-feiras. Fecho os olhos e vejo tudo, transmudo mundos.
 
Saia de meu quarto durante a noite e a casa estava em penumbra. As vidraças deixavam galhos apavorarem o menino. O menino lia.
 
Ou o menino desenhava.
 
Ou o menino “pintava”.
 
Aprendeu que na papelaria no caminho da escola havia tubos de tinta a óleo. Que magia abri-los em casa. E sentir aquele odor das tintas. Tudo resina.
 
As telas eram folhas mesmo de caderno de desenho. E nelas misturava tinta a óleo, lápis de cor ou até pasta de dente com guache. A criatividade para driblar a demanda e sonhar não faltava.
 
Além de tubos de tinta  comprados com pequenas economias,  descobriu que o vizinho, pintor consagrado, jogava pela janela de seu  ateliê restos de tintas em tubos amassados. A higiene e conceitos ambientalistas vieram muito depois.
 
Idealizava ganhar pincéis e telas como presentes de aniversário ou natal. Sonho frustrado! Uma vez juntou algumas ripas e aproveitou restos de entretelas de costura e lá estava um quadro para receber tinta. Fez uns riscos e rabiscos e plasmou em guache mesmo. Achou obra-prima que expôs  na parede de seu quarto. Sentiu ter ganhado o maior prêmio quando uma senhora muito humilde entrou no quarto, não se lembra mais o motivo desta intimidade, e fez um grande elogio dizendo:
- Que espetáculo! Posso pôr a mão? Porque mineiro enxerga é com o tato.
Ah, se eu pudesse voltar...
Ah, se eu pudesse parar os  momentos como aqueles que vivi enquanto adolescia...
 
Mas não posso! A vida segue e se não tivesse seguido eu não saberia o quanto foi bom e nem estaria descrevendo este momento de prazer que o cheiro que senti agora me transportou para aquela época de sonhos.
 
É tempo de colheita agora!
 

Se pudéssemos voltar no tempo ou apertar o botão para pará-lo... Ah, não seríamos felizes por que nos faltariam a EXPERIÊNCIA DO VIVIDO.
 

 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 23/03/2018
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos.
L.L..
 
Gosta de Poesias e Crônicas?
Então curta a página POETAR:
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte
 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 27/04/2018
Reeditado em 27/04/2018
Código do texto: T6320564
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.