XXXIV - O Melhor Quibe Cru do Brasil (Memória Gustativa II)

Já houve época em que a Mochileira Tupiniquim, ainda criança pequerrucha, tinha uma câmera Kodak Tira-Teima –sem flash- e nem imaginava a utilidade de um diário de viagem para ajudar a memória quando ela virasse escritora... Foi assim que ela foi com a mãe na sua primeira excursão pelo Brasil.

Férias escolares de julho de 1978, destino Brasília e Cidades Históricas de Minas Gerais, de ônibus, saindo de Porto Alegre... Uma breve parada em São Paulo capital deixou profundas marcas na viajante mirim. Apenas uma tarde e noite para conhecer tudo o que fosse possível da megalópoles! Como o hotel ficava próximo ao histórico Viaduto do Chá, foi fácil realizar o sonho da mãe da Mochileira Tupiniquim e as duas o atravessaram felizes da vida para lá e para cá.

Mais ousadinha, o sonho da Mochileira era andar de metrô! Coisa mais moderna, high-tech, o metrô atiçava a curiosidade do coração da pequena fã de ficção científica. O que o amor de mãe não faz pela filha amada: a mãe da Mochileira Tupiniquim sofria de claustrofobia. Andar num vagão de trem, “hermeticamente” fechado e a sei lá quantos metros abaixo da superfície só não a fez desmaiar por ver a imensa faceirice da filha vibrando, já demonstrando sua alma de aventureira.

O tempo voou e as duas retornaram ao hotel onde encontraram uma colega de excursão que fez um convite irrecusável: jantar numa lanchonete que servia o MELHOR QUIBE CRU DO BRASIL! Os olhos da Mochileira Tupiniquim (nada vegana à época) se arregalaram a mais não poder. Lá se tocaram. Sua mãe comeu um quibe super frito, a Mochileira, porém esbaldou-se com um baita quibe cru, temperado com hortelã, saborosíssimo, muito exótico. Sem dúvida para ela, o melhor do Brasil. Sua mais querida lembrança de São Paulo até hoje!!!

E aí vem o ponto trágico. Sem ter anotado o nome e endereço da maravilhosa lanchonete num Diário de Viagem, a Mochileira Tupiniquim não conseguiu encontrar o local quando retornou a São Paulo alguns anos depois. Ainda sonha com o melhor quibe dos quibes... e com alguém que saiba indicar onde fica a tal lanchonete!