GROSSERIA

As atitudes de cada pessoa nos mostram o que elas representam no meio social. Quem nasceu para ser educado jamais conseguirá não o ser. Suas ações são sempre delicadas e sutis e mesmo diante de situações adversas e constrangedoras conseguem abstrair as melhores maneiras de conduzir o infortúnio sem se deixar levar por raiva ou qualquer outro sentimento de intolerância.

De outro norte, há aqueles que nasceram desregrado. Com atitudes enérgicas e hostis e diante de qualquer situação, por menor que seja a indiferença, só conseguem ultrapassá-la na base da grosseria.

A grosseria não é vista apenas nas duras e cruéis palavras proferidas pela boca do agressor. A grosseria está em cada gesto insano praticado por aquele que ignora os princípios da boa eduação. A grosseria, muitas vezes, nem são ditas com palavras profanas, nem com gestos obcenos, mas podem ser ditas com apenas um não em letras garrafais.

Parece ser uma doença que a pessoa não se dá conta, uma doença não diagnosticada para o agressor e mesmo que revelada a ele, dificilmente será aceita e compreendia, pois um dos elementos deste triste comportamento é a autoafirmação do estar certo.

Dou-me de conta, às vezes, de que as pessoas que mais precisam de ajuda para afastar as atitudes iníquas, são as que mais se revelam contraditórias aos mais simples gestos de nobreza. É como se fosse uma embriaguez sem ressaca. Um vício impregnado no corpo e na alma que se revela contumaz perseverante e sem regresso.

Quando agimos com grosseria sem que tenhamos qualidades para grosso sermos, admitimos a anomalia com um simples e sincero pedido de desculpas, o que revela a nobreza de espírito e a humildade da carne. Ficamos mal e muito mais feridos do aquele que recebeu a ofensa. Isso, porque não nascemos para ser indelicados, mas para ser educados.

Não perca a esperança de semear a bondade e a serenidade, mesmo que os ataques destas pessoas atravessem a alma. A melhor arma para contra-atacar é fazer exatamente o oposto, que mesmo não surtindo o efeito no agressor, fará de nós pessoas puras e de coração limpo e mais do que tudo: de consciência tranquila de ter feito o que de melhor temos em nós mesmos.

Paulo Roberto Fernandes
Enviado por Paulo Roberto Fernandes em 27/04/2018
Código do texto: T6320993
Classificação de conteúdo: seguro