Palavras chatas, elitistas, pretensiosas e ridículas

Uma das coisas que me irritam são as palavras chatas, elitistas, pretensiosas e ridículas que colocam nos textos sem dúvida para enfeitá-lo, também, penso, para dar a entender que o autor é intelectual de marré-marré. Até seria explicável se o texto fosse dirigidoa leitores intelectuais em compotas ou pretensiosos chatos.

Vejam bem, não estou criticando qem escreveo português correto, respeitando as normas grmaticais. Não, a minha bronca é com quem coloca palavras difícies ou expressões ridículas para atrapalhar, confundir e fundir a cuca do leitor comum ou mediano. Quanto se reara de texto sobre medicina, botânica, física, engenharia e materia judicial aí é necessário mesmo algumas palavras esranhas ao leitor comum, o leitor das redes. É inevitável, ele tem que ir ao dicionário ao rcorrer a Mister Google.

Não estou policiando ninguém, mas me irrito com as palavras elitistas e esquisitas, tipo: mormente, debalde, sói ocorrer, nodal, destarte, prefalado, apenso, exício, assunto em tela e outros que volta e meia aparecem nos textos, palavras que poderiam ser substituídas sem nenhum prejuízo por sinônimos que todos conhecem.

Como estou com a mão na massa, vou dar uma de politicamente incorreto> destesto a palavra empoderamento. Nunca vi essa apalavra nos textos de Sérgio Buarque de Holanda, Glberto Freire, Mintos Santos, Josué de Castro, Nelsom Werneck Sodré, Fotestan Fernandes e outros pensadores. Esse neologismo foi empregado apenas, infelizmente, talvez por necessidade de se referir a uma palavra inglesa, pelo saudoso Paulo Freire. Agora virou modismo. O carinha vai falar em qual assunto e bota empoderamento no meio. É a palavra da vez.

Hoje fui comprar remédio para a danada da gripe e quando fui passando na portaria duas amigas minhas, duas babás, estavam numa discussão danada, não sei se era sobre novela ou cantores. Sei que uma disse para a outra: - Tá na cara que você tem inveja de mim porque eu sou imponderada! A outta respondeu no ato: - Impoderada? É ruim! Pois eu sou muito mais, eu sou poderosa que nem Anitta! Confusão, me chamaram, as duas exclamando: - Vô, diga qual de nós é mais impoderada. Fiquei em cima do muro: - Em primeiro lugar vamos acabar com esse vô, eu sou tio e um tio empoderado que não escolhe enre duas amigas. E dei no pé que não vou tomar partido entre amigas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/05/2018
Código do texto: T6326356
Classificação de conteúdo: seguro