Exemplos da mamãe

Hoje, não sei se é devido a semana do dia das mães acordei saudosista. Poucas lembranças vieram me assaltar, pois corria os anos de 1968 a 1972, mamãe uma grande guerreira mantinha nosso lar cuidando de mim ainda criança e dos meus irmãos adolescentes. Mudávamos constantemente para os quatro cantos da querida Indiaporã sp, sempre procurando alguma casinha onde não pagasse o aluguel. Papai, com suas dores devido a úlcera, sempre apertando o estômago para aliviar as dores não tinha emprego e viajava para Minas para trabalhar em fazendas, ficava meses para lá e quando voltava raramente ajudava no lar.

Mamãe, limpava casas de famílias, lavava roupas de até quatro casas, havia as tinas (duas) e uma madeira chamada de batedor, um velho poço de 15 metros de profundidade. Eu e meus irmãos puxávamos água para ela cumprir sua lida. Pelas manhãs, ainda me lembro que eu cruzava a pequena cidade com uma trouxa de roupas na cabeça. Ao final do dia quando aproveitava o sol escaldante, enchia um ferro de brasas fogão a lenha passa aquelas roupas e ganhava uns trocados, sempre explorada pelas "madames"

Hoje, ainda triste pela falta dela, não me abalo. Tenho orgulho por ter tido esta velhinha guerreira que preparou todos seus filhos para saber viver.

Aos meus sessenta e dois outonos, creio que não fiz o necessário para meus filhos, porém transmiti o legado de minha mãezinha.

Oh que saudade!